Emater-MG e Ministério da Agricultura garantem assistência técnica para cafeicultores mineiros

Publicado em 08/03/2019 10:04

Até maio de 2019, mais de 3 mil cafeicultores receberão assistência técnica por meio de um convênio entre a Empresa Mineira de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). A proposta é promover o desenvolvimento da cafeicultura mineira a partir da qualificação de produtores e técnicos.

Serão atendidos produtores de café de 200 municípios mineiros pertencentes às regiões produtoras do estado: Matas de Minas, Cerrado Mineiro, Sul de Minas e Chapada de Minas. As ações desenvolvidas dão continuidade à parceria firmada pelo Mapa e Emater-MG, desde 2014. Nos anos anteriores, também foi beneficiado o mesmo número de produtores.

Entre as ações realizadas há o Circuito Mineiro de Cafeicultura, que tem como objetivos a difusão de tecnologia e a troca de informações entre os técnicos, empresários e produtores.  Para este ano deverão ser realizadas 30 etapas do circuito. 

“O circuito busca melhorar a qualidade do processo produtivo, aumentar a produtividade, diminuir os custos de produção e, por consequência, melhorar a renda dos cafeicultores mineiros”, afirma o coordenador estadual de Cafeicultura da Emater-MG, Julian Carvalho.

Os cafeicultores também recebem acompanhamento técnico dos extensionistas da Emater-MG. Os produtores são orientados nos aspectos produtivos, econômicos, sociais e ambientais.

“O serviço de assistência técnica direcionado à cadeia produtiva do café tem como objetivo o desenvolvimento sustentável. São realizadas visitas técnicas para acompanhamento das propriedades, com foco na gestão produtiva e administrativa, orientando os cafeicultores sobre os cenários atuais e futuros e preparando os mesmos para o mercado”, ressalta o coordenador.

Para complementar a qualificação dos cafeicultores, foram elaborados e disponibilizados materiais técnicos sobre a cadeia produtiva do café. Os técnicos da empresa também foram beneficiados com a parceria entre o Mapa e a Emater-MG. Cento e cinquenta e três extensionistas foram capacitados. Os treinamentos abrangeram todas as etapas do processo produtivo, mercadológico e ambiental. Com isso, houve a ampliação dos conhecimentos técnicos, científicos e mercadológicos na atividade cafeeira da empresa.

Tags:

Fonte: Emater-MG

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Monitorando clima nas principais origens, café tem apenas ajustes nesta 4ª feira
CNA participa de reunião do CDPC que aprovou orçamento do Funcafé
Produção de café da Colômbia salta 31% em abril
Café: Preços se alinham a commodities softs, enquanto mercado aguarda recuperação no Vietnã
Safra 24 de café:Preços altos estimulam colheita precoce dos robustas amazônicos