InovaHub e Embrapa Café lançam programa de pré-aceleração de startups do café na UFLA

Publicado em 12/03/2019 13:05
126 exibições

Na próxima quarta-feira (13/03), a partir das 17h, o InovaHub – espaço colaborativo e de conexão para o desenvolvimento de startups localizado na Agência de Inovação do Café da Universidade Federal de Lavras (InovaCafé/UFLA) realiza, em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa-Café), o lançamento do Avança Café. Trata-se de programa de pré-aceleração de startups voltadas à Cadeia Produtiva do Café, que tem como objetivo estimular o agronegócio brasileiro, tornando-o ainda mais competitivo.

Estarão presentes, na ocasião, representantes da comunidade acadêmica, do Vale dos Ipês (ecossistema de inovação e empreendedorismo de Lavras) e de instituições parceiras, além do chefe da Embrapa Café, Antônio Guerra, e do presidente da Cooperativa dos Cafeicultores da Zona de Três Pontas Ltda (Cocatrel), Marco Valério Araújo Brito.

O programa

O Avança Café será executado no âmbito do Consórcio Pesquisa Café. Serão priorizados, em um primeiro momento, projetos com base em Tecnologia da Informação (T.I.), a serem desenvolvidos por meio de softwares. O início do processo se dará com as etapas de Sensibilização e Prospecção, sendo esta última executada através de hackathons, maratonas de desenvolvimento de software, com o intuito de estimular pontos específicos de toda a cadeia. Na sequência, ocorrerá a etapa de pré-aceleração, que terá duração de 12 semanas, cujos participantes serão selecionados após processo seletivo, cujo edital será lançamento ainda no mês de março.

As equipes selecionadas passarão, então, por processo imersivo, com a execução das seguintes fases: Formação de Equipe, Validação de Dor de Mercado, Mínimo Produto Viável (MVP), Pitch, Desenvolvimento de Produto, Mercado, Financeiro, Vendas, Marketing e Planejamento Estratégico.

Expocafé

Na ocasião, também será realizada cerimônia para registrar a cessão da marca Expocafé à Cocatrel. Vale lembrar que a maior feira nacional de transferência de tecnologia e de extensão do agronegócio café foi concebida pela UFLA, instituição executora do evento de 1998 a 2009. A partir de 2010, a feira conta com a coordenação da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig).

Tags:
Fonte: InovaCafé

1 comentário