Cocatrel realiza II encontro das mulheres do café

Publicado em 18/03/2019 17:37

Foi realizado no dia 15 de março, em Três Pontas - MG, o II Encontro das Mulheres do Café, organizado pela Cocatrel – Cooperativa dos cafeicultores da zona de Três Pontas.

Cerca de 120 mulheres compareceram ao evento, que aconteceu no auditório da cooperativa e destacou, sobretudo, o papel da mulher no cenário da cafeicultura, desde a produção e gestão até o consumo final.

Em uma breve apresentação, a jornalista da Cocatrel, Ana Luisa Leite, falou sobre a cooperativa e também sobre o grupo Cafeína, formado por suas cooperadas, que atualmente somam 21% do quadro social da cooperativa, com o objetivo da troca de informações, conhecimento, capacitação e maior aproximação da gestão da Cocatrel.

Além disso, o diretor técnico industrial da Cocatrel, Francisco de Paula Vitor Miranda, entregou o prêmio de “Cafeicultora Inspiração do ano” à cooperada Giovana Benassi, que com uma história de muitos desafios, motivou todas as mulheres presentes no encontro.

A primeira palestra foi proferida por Aline Teixera, cooperada da Cocatrel que reside há anos na Austrália e que, que no clima de um bate-papo bem descontraído e motivador, falou sobre a importância de uma boa gestão, gerenciamento da produção e sucessão na cafeicultura.

A segunda palestra foi ministrada pela Diretora Presidente da AMECAFÉ Mantiqueira, Iraci de Fátima Carvalho, que trouxe consigo mais de 40 mulheres da AMECAFÉ para assistirem ao ciclo de palestras. Iraci, que é produtora e formada em Geografia, falou sobre o tema: Mulheres e Negócios.

Na sequência, Paula Magalhães da Fazenda Recanto, formada em Comércio Exterior, Q-grader e parte da 5ª geração da família, na fazenda, deu seu relato sobre sua experiência e os resultados que obteve por lá.

Apresentando um case de sucesso da Fazenda Recanto, em relação à pós colheita, Paula mostrou que é extremamente importante para a cafeicultura, a troca de experiências e as boas práticas entre os produtores.

Dando continuidade, a palestra ficou a cargo de Cintia Matos, presidente da Aliança Internacional das Mulheres do Café (IWCA), que trouxe para o ciclo de palestras ainda mais informação, falando sobre as ações da IWCA e motivando ainda mais as mulheres com a palestra: Mulher em Ação e Reação. Ela também apresentou as líderes da IWCA no SUL de Minas.

A professora, jornalista e socióloga Isabelle Anchieta e a produtora rural Mariselma Sabbag serão as responsáveis por unir as mulheres da região (produtoras rurais, trabalhadoras rurais, qgraders, baristas, donas de cafeterias, dentre outras ligadas ao café, com o objetivo de fortalecer o contato entre elas, trocar experiências, oferecer capacitações e oportunidades de negócio.

Para concluir o evento, Mariana Proença, especialista em café, diretora de redação da Revista Espresso e curadora da semana internacional do café, falou sobre o tema: “a trajetória das mulheres no café - como podemos fazer a diferença”, Mariana Proença contou um pouco da sua experiência com o grão e falou sobre as últimas tendências de consumo.

O resultado desse segundo encontro superou as expectativas dos participantes e garantiu espaço para debates e boas colocações envolvendo as mulheres na cadeia do café, deixando um gostinho de quero mais. O próximo evento do grupo Cafeína Cocatrel deverá acontecer em maio, em Três Pontas, durante a maior feira do agronegócio café, a Expocafé.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Cocatrel

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário