Cooperativas fazem semana de degustação de café

Publicado em 19/03/2019 14:15

Na maioria dos lares brasileiros o dia só começa depois de uma boa xícara de café. Aliás, esse grão, além de fonte de sabor e energia, é, historicamente, fonte de renda, de trabalho e de emprego para muitos. E para celebrar a importância socioeconômica de um dos pilares da economia nacional, o Sistema OCB, o Conselho Nacional do Café e o presidente da Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop), deputado Evair de Melo (ES), promovem a Semana de Degustação de Cafés Especiais do Brasil, com o tema Cafezinho com o Cooperativismo.

O evento, que ocorre entre os dias 19 e 21 de março, em Brasília, conta com o apoio de 12 cooperativas (Agrocoop, Cafesul, Coabriel, Cocapec, Cocatrel, Comamo, Coopeavi, Cooxupé, Minasul, Expocaccer, Região do Cerrado e Dulcerrado) que apresentarão seus cafés especiais ao público.

Toda a programação será realizada no Espaço Mário Covas, da Câmara dos Deputados, onde será montado um estande do Movimento SomosCoop, responsável por dar mais visibilidade ao cooperativismo e, ainda, por despertar o orgulho naqueles que já sabem o quanto o trabalho coletivo vale a pena.

OBJETIVO

No evento serão degustados cafés produzidos nos estados do Espírito Santo, Minas Gerais, São Paulo e Rondônia. Além de promover o café do Brasil e a força do cooperativismo na cafeicultura, o encontro também tem como objetivos oportunizar o diálogo entre representantes do setor, oriundos de diversas partes do país, e mostrar a necessidade de um olhar mais atencioso dos parlamentares.

IMPORTÂNCIA

“Por muito tempo, o café foi uma das principais cadeias do setor produtivo, em termos de geração de valor para o produtor e de resultados para a economia do país. Com o tempo, em função do surgimento de outros tipos de cultura, dos baixos investimentos em pesquisa e por falta de uma política de desenvolvimento, a sustentabilidade da cafeicultura nacional sofreu muito. Por isso, esse evento, realizado no Congresso Nacional, pretende mostrar o quanto essa cadeia é carente de leis que estimulem sua reestruturação e melhorem a qualidade de vida daqueles que vivem do café”, destaca o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas.

EXEMPLO

O presidente da Frencoop destacou a importância do cooperativismo para o desenvolvimento da cafeicultura no Brasil, principalmente em tempos de preços em baixa. “As cooperativas conseguem transformar vidas, garantindo renda sustentável aos produtores, de forma harmônica. O cooperativismo na cafeicultura é exemplo a ser seguido em outras culturas agrícolas e, junto com a Frencoop e à OCB vamos estimular para que o setor seja protagonista no desenvolvimento regional”, avalia Evair de Melo.

OPORTUNIDADE

De acordo com o presidente do Conselho Nacional do Café, Silas Brasileiro, a Semana de Degustação é uma grande oportunidade de colocar a cafeicultura em destaque nos espaços políticos, “visto que nos últimos anos o setor não teve a visibilidade que merece nas ações do Governo Federal”.

VEM TOMAR UM CAFÉ COM A GENTE

A Semana de Degustação de Cafés Especiais do Brasil é aberta ao público em geral.

Fonte: Sistema OCB

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Após Natal, preços do café arábica trabalham em campo misto em NY nesta 6ª (26)
Mais da metade do café analisado em compras públicas no Paraná apresenta fraude, aponta fiscalização
Dedicação e resiliência: Desafios climáticos não conseguiram abalar a qualidade dos cafés brasileiros
Após fortes oscilações, mercado cafeeiro fecha sessão desta 3ª feira (23) em lados opostos nas bolsas internacionais
Preços do café robusta sobem em Londres na manhã desta 3ª feira (23) diante demora nas vendas no Vietnã
Média de embarques e faturamento do café torrado nos 15 dias de dezembro/25 recuam no comparativo com mês inteiro do ano passado