Programa de Prevenção melhora produção de mudas de café em RO

Publicado em 26/03/2019 12:32

A Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril de Rondônia – Idaron, implantou o Programa oficial de prevenção e controle do Metaloidogunespp- em mudas de café, de acordo com Renê Suiaden , fiscal Estadual Agropecuário e Coordenador da Fiscalização de Sementes e de Mudas, já se pode observar efeitos positivos na melhoria do sistema de produção das mudas, os produtores estão aperfeiçoando a estrutura física e tratos culturais adotados na produção das mudas de café, com a preocupação de seus produtos estarem livres de nematoides e outras pragas, que reflitam diretamente na qualidade sanitária das espécies.

Prevenção do Meloidogynespp

O nematoide das galhas (Meloidogynespp) é uma praga que não possui controle eficaz e muitas vezes, são confundidos em campo com outros problemas comuns, como deficiência de adubação e pião torto.

A prevenção é à medida que deve ser adotada, principalmente, por meio da atuação do profissional Engenheiro Agrônomo na indicação de cuidados e no monitoramento durante a produção das mudas de café, com a análise laboratorial das raízes no final do processo de produção, antes da comercialização, ressalta Renê Suiaden.

Evolução nos sistemas de produção

De acordo com o Presidente da Agência da Idaron Júlio Cesar Rocha Prestes, em 2016 a portaria nº 558/Idaron entrou em vigência, na época haviam 42 viveiros cadastrados como produtores de mudas de café para comercialização na agência Idaron, esse número já passou para 97 viveiros ativos e a produção de mudas certificadas têm sido incrementada a cada ano, desde a vigência da legislação, aumentando cerca de 30% após o primeiro ano a implantação do programa, 50% no segundo ano, com aproximadamente 22 milhões de mudas de café declaradas no processos de Certificação Fitossanitária de Origem no último ano.

Em 2017 foi constatado e impedido de serem comercializa das aproximadamente 5% das mudas de café produzidas por estarem contaminadas por nematoides, já em 2018 houve uma diminuição considerável, baixou para 1%, o que demonstrou a evolução nos sistemas de produção e controle da introdução e disseminação de nematoides nas mudas de café que passam pelo o processo de Certificação Fitossanitária de Origem, ressalta Renê Suaiden Parmejiani- Coordenador de Fiscalização de Sementes e de Mudas

Os municípios das regionais de Rolim de Moura continuam como os maiores produtores de mudas de café certificada do Estado de Rondônia, representando cerca de 75% da produção estadual, em seguida vem os municípios das regionais de Pimenta Bueno e São Francisco do Guaporé.

Destinos da produção

Além do comércio interno os produtores de mudas de café certificadas de Rondônia estão alcançando mercados em outros Estados, como Mato Grosso, Acre, Espirito Santo, Amazonas, Roraima e Rio de Janeiro, destinando para eles mais de 400 mil mudas.

Sistema on-line

Com o Sistema de Emissão e Controle de Permissão de Trânsito de Vegetais (e-PTV), o produtor consegue emitir a PTV de forma on-line, de qualquer local com acesso à internet, sendo mais prático e ágil.

O sistema também torna mais eficiente o monitoramento da produção e comercialização dos produtos e permite a melhoria da rastreabilidade. Com os relatóriosextraídos dos dados inseridos no sistema, foi constatado que os municípios maiores produtores são também os maiores consumidores de mudas de café certificado, sendo Nova Brasilândia do Oeste, com mais de 2 milhões de mudas, tornando-se o maior consumidor, em seguida vem Cacoal com um pouco mais de 1 milhão.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Idaron/RO

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário