Produção de café na área de atuação da Cooxupé deve cair 15% em 2019/20

Publicado em 02/04/2019 12:16

LOGO REUTERS

SÃO PAULO (Reuters) - A produção de café na área de atuação da Cooxupé deverá cair 15 por cento na safra 2019/20 ante o ciclo passado, para 7,1 milhões de sacas, informou nesta terça-feira a assessoria de imprensa da maior cooperativa do setor cafeeiro no Brasil.

A previsão, que considera volumes de cooperados e de terceiros, reflete tanto o ciclo de baixa produção da variedade arábica quanto problemas climáticos em meses anteriores, segundo a cooperativa.

O Valor Econômico publicou mais cedo a estimativa, conforme entrevista do novo presidente da Cooxupé, Carlos Augusto Rodrigues de Melo, ao jornal.

Em fevereiro, o então presidente da cooperativa, Carlos Paulino da Costa, já havia dito que o forte calor entre dezembro e janeiro poderia "comprometer" a safra deste ano, acarretando inclusive em adiantamento da colheita, que deve começar em mais algumas semanas.

A Cooxupé trabalha apenas com café arábica e atua no Sul de Minas Gerais, no Cerrado Mineiro e em São Paulo.

No ano passado, a cooperativa, cuja sede é em Guaxupé (MG), teve faturamento de 3,8 bilhões de reais, com sobras de quase 144 milhões de reais, 42 por cento acima do ano anterior.

Maior produtor e exportador mundial de café, o Brasil deve colher até 18 por cento menos neste ano em razão da bienalidade negativa do arábica, conforme dados da Conab.

(Por José Roberto Gomes)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário