Produção brasileira de café 2019/20 deve cair para 58,9 mi scs, aponta Safras & Mercado

Publicado em 03/04/2019 16:14

A safra brasileira de café 2019/20, que está em processo inicial de colheita, deve ficar em 58,9 milhões de sacas de 60 quilos. É o que aponta a nova estimativa de SAFRAS & Mercado para a safra, realizada através de sondagem junto a cooperativas, produtores, exportadores, comerciantes, armazenadores e secretarias de agricultura.

A safra 2018/19, antes indicada por SAFRAS & Mercado em 63,7 milhões de sacas, foi revisada para cima para 64,1 milhões de sacas. Assim, SAFRAS estima uma queda de 8,1% na produção nova 2019/20.

Segundo o consultor de SAFRAS & Mercado, Gil Barabach, responsável pela estimativa, após um janeiro de umidade abaixo da média e temperatura muito elevada, as chuvas voltaram ao cinturão cafeeiro e garantiram uma boa granação à safra 2019. "E, lógico, isso refletiu diretamente sobre a perspectiva produtiva", destacou.

Assim, SAFRAS, que trabalhava preliminarmente com ideia entre 55,90 a 58,70 milhões de sacas, ajustou o seu número para 58,9 milhões de sacas, confirmando o cenário mais otimista.

O número da safra 18/19 foi corrigido de 63,70 milhões para os atuais 64,10 milhões de sacas, "por conta do resultado acima do esperado em algumas regiões produtivas. A excelente performance na exportação aliado aos armazéns ainda cheios para o período do ano reforçam esse sentimento de uma safra maior que a esperada no ano passado", comenta.

A produção de arábica é projetada em 40,70 milhões de sacas, o que corresponde a uma quebra de 15% em relação à temporada passada (47,90 milhões de sacas). "O atual ciclo produtivo é de carga mais baixa, ainda mais depois do recorde produtivo de 2018. O rejuvenescimento do parque cafeeiro e a alternância de ciclos produtivos entre talhões em algumas áreas produtivas ajuda a atenuar o efeito bienal", avalia Barabach.

Na contramão do arábica, a produção de robusta deve crescer 12% esse ano e alcançar 18,20 milhões de sacas. "Destaque à safra capixaba, que deve ter mais um ano de expansão, depois de temporadas seguidas de seca e produção bem abaixo do seu potencial", conclui.

Tags:

Fonte: Safras & Mercado

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Com preocupação com o Vietnã e tempo mais seco no Brasil, café abre semana com valorização
Cooxupé anuncia abertura de empresa com atuação no mercado de seguros
Cecafé participa de evento que destaca importância do café ao ES e ao país
Programação do 24º Seminário Internacional do Café está definida
Cecafé discute devida diligência em direitos humanos com governo dos EUA