Auxílio colombiano a cafeicultores é insuficiente em meio à crise, diz federação

Publicado em 08/04/2019 15:16

LOGO REUTERS

BOGOTÁ (Reuters) – Quase 50 milhões de dólares em auxílio governamental para os cafeicultores da Colômbia não são suficientes para mantê-los à tona em meio à crise de preços global, disse nesta sexta-feira a federação dos produtores do país.

Os preços do café no mercado de Nova York rondaram 1 dólar por libra-peso ou menos até aqui em 2019, e bateram uma nova mínima de 13 anos nesta semana, pelo superávit excessivo no mercado mundial.

A federação de café da Colômbia pediu reiteradamente ajuda aos agricultores, incluindo subsídios, alívio de dívidas e auxílio com custos de fertilizantes.

O governo do presidente Iván Duque prometeu, até aqui, gastar 155,5 bilhões de pesos (49,6 milhões de dólares) em ajuda aos cafeicultores.

A cifra, porém, não é suficiente para auxiliar cerca de 540 mil famílias que sobrevivem através do café, disse em comunicado o conselho de diretores da federação, sem acrescentar qual valor considera o ideal.

“Dada a magnitude da crise causada pela substancial queda nos preços internacionais, os recursos repassados pelo governo são insuficientes”, afirmou o órgão.

“(A federação) continuará a usar todos os meios institucionais para garantir que o governo compreenda e apoie os cafeicultores de forma efetiva em meio a essa situação difícil”, completou.

O Ministério da Agricultura não respondeu de imediato ao pedido por comentários.

(Reportagem de Julia Symmes Cobb)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário