CNC: Workshop do CNC mira redução dos custos de produção do café

Publicado em 22/04/2019 09:41
Com participação das instituições do Consórcio Pesquisa Café, cooperativas e pesquisadores debateram prioridades tecnológicas

Na sexta-feira, 12 de abril, o Conselho Nacional do Café (CNC), como encaminhamento de seu Comitê de Pesquisa, realizou o 1º Workshop Café com Tecnologia, na sede da Embrapa, em Brasília (DF). O evento teve o objetivo de apresentar as tecnologias desenvolvidas pelo Consórcio Pesquisa Café, coordenado pela Embrapa Café, avaliar a possibilidade de parcerias com as cooperativas da entidade e discutir demandas tecnológicas consideradas prioritárias.

O evento foi aberto pela exposição do chefe geral da Embrapa Café, Antônio Fernando Guerra, que fez um relato sobre o cenário da pesquisa cafeeira no Brasil, apresentando os resultados alcançados, como, por exemplo, o aumento da produtividade de oito sacas para 33 sacas por hectare em uma área 500 mil hectares menor destinada à cultura entre os anos de 1997 e 2018.

As entidades que compõem o Consórcio Pesquisa Café também apresentaram os resultados obtidos ao longo dos últimos anos e os projetos que desenvolvem que estão pendentes de avaliação e que também já se encontram disponíveis para transferência aos produtores.

“Tivemos uma aula sobre modernização em café, que permitiu que o Brasil ocupasse seu papel de líder mundial da atividade. A competência de nossos pesquisadores ficou evidente ao abordarem o assunto e, principalmente, ao apresentarem cada conquista obtida por meio dos investimentos feitos em pesquisa, que temos a honra de capitanear junto ao Governo para a liberação de recursos do Funcafé”, comenta o presidente do CNC, Silas Brasileiro.

Com base nas apresentações realizadas pelas entidades que compõem o Consórcio Pesquisa Café, foi promovida a discussão a respeito de demandas tecnológicas consideradas prioritárias para a cafeicultura brasileira, em especial no que se refere ao setor cooperativista, e as formas para viabilizar o atendimento dessas prioridades por parte do Consórcio.

“Foram avaliadas e elencadas as possibilidades de parcerias com nossas cooperativas cafeeiras para validação e transferência das tecnologias. Um grupo foi constituído com representantes cooperativistas e das instituições de pesquisa, o qual será responsável por direcionar os trabalhos, que sempre focarão em atributos positivos de redução de custos, aumento de produtividade e melhoria da qualidade da bebida, tendo como foco prioritário a cafeicultura de montanha do Sul de Minas Gerais, região mais afetada pela queda dos preços em razão do seu elevado custo para o cultivo do café”, revela o diretor conselheiro do CNC, José Marcos Rafael Magalhães, presidente da Minasul.

Além do CNC e de representantes das entidades associadas ao Conselho, como Cooxupé, Minasul, Federação dos Cafeicultores do Cerrado, Cocapec, Assul e Sistema OCB ES, também participaram do Workshop o diretor-executivo de Inovação e Tecnologia da Embrapa, Cleber Oliveira Soares, e pesquisadores das entidades de pesquisa do Consórcio, como Embrapa Café, Epamig, IAC, IAPAR, Incaper, Fundação Procafé, UESB, UFLA e UFV.

Fotos do evento estão disponíveis na página do CNC no Facebook.

As apresentações dos pesquisadores podem ser baixadas CLICANDO AQUI.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
CNC

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário