Colheita de café do Brasil já acontece em todas as regiões, diz Cepea (REUTERS)

Publicado em 24/04/2019 10:00

LOGO REUTERS

SÃO PAULO (Reuters) - A colheita da safra 2019/20 de café do Brasil foi efetivamente iniciada em todas as regiões produtoras, incluído nas áreas de grãos arábica, informou nesta terça-feira o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea).

Os trabalhos de colheita estão mais antecipados este ano, após floradas precoces em 2018 e altas temperaturas em janeiro e dezembro que aceleraram a maturação dos cafezais de uma safra que deverá ser grande, apesar de o país estar no ciclo de baixa bianual do arábica.

Diante da expectativa de grande colheita no maior produtor e exportador global de café, os preços na bolsa de Nova York estão oscilando perto de mínimas de mais de 13 anos.

Segundo o Cepea, da Esalq/USP, a liquidez no mercado doméstico é considerada baixa, tendo em vista os menores preços interno e externo dos grãos, "que estão próximos (ou, em alguns casos, até abaixo) dos custos de produção".

"A expectativa de agentes é de que, com a intensificação da colheita da safra 2019/20 nas próximas semanas, um maior volume de negócios seja efetivado no mercado físico, uma vez que produtores irão precisar “de 'fazer caixa'” para o custeio dos trabalhos de campo", disse o Cepea, em análise nesta terça-feira.

(Por Roberto Samora)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

2 comentários

  • Carlos Antonio Cardoso Passos - MG

    As colheitas de café já estão sendo iniciadas em pequena escala... e é bem provavel que na primeira semana de maio se intensifiquem. Algumas lavouras estão apresentando altas infestações de ferrugem devido ao grande volume de chuvas na região.. e com as altas temperaturas as doenças se intensificaram mais, cabendo ao produtor e aos consultores que os assistem que observem mais para poderem entrar com algum tipo de tratamento ... lembrando que estamos na pré-colheita... e temos que tomar muito cuidado com o tempo de carencia dos produtos,ou seja o intervalo da aplicação e a colheita -- para não termos problemas quanto a residuos de produtos no café.

    0
  • Carlos Rodrigues

    Mais desgraça a caminho ?? há excesso de café por todos lados... os colombianos já estão na rua protestando... e por aqui??

    0