CNC defende manutenção da Lei Kandir

Publicado em 13/08/2019 18:58
Conselho entende que isenção do ICMS nas exportações de café mantém competitividade e desenvolvimento social nas regiões produtoras

Frente às recentes manifestações na imprensa por parte de Governadores em defesa da revisão da Lei Kandir, o Conselho Nacional do Café (CNC) se reuniu, nesta sexta-feira (9), com a Secretária Especial Adjunta de Articulação Social da Presidência da República, Elen Mesquita, e o diretor do Departamento de Relações com Organizações Não-Governamentais da Pasta, Miguel Franco, no Palácio do Planalto, em Brasília (DF).

O presidente da entidade, Silas Brasileiro, ressaltou a importância da isenção do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) nas exportações de café para a manutenção da competitividade e do desenvolvimento social das regiões produtoras de café.

“A manutenção da Lei Kandir é fundamental para a competitividade do setor café, pois o Brasil é o maior fornecedor mundial do produto, exportando cerca de 60% de sua produção, justamente por ter uma cadeia produtiva coordenada e eficiente, da pesquisa ao porto. Para a produção, essa eficiência resulta em um dos maiores percentuais de repasse do preço FOB (Free on Board) ao cafeicultor, de aproximadamente 85%”, explica.

Segundo o presidente do CNC, uma virtual extinção da Lei Kandir reduziria o repasse aos produtores e aumentaria a carga tributária sobre as exportações de café. “Qualquer iniciativa que venha a prejudicar ainda mais a renda de nossos cafeicultores é inaceitável, principalmente nesse período desafiador de crise de preços”, afirmou Silas Brasileiro.

Diante dessa possibilidade ventilada, o presidente do CNC solicitou elevadas gestões da Presidência da República para evitar que “exportemos impostos, comprometendo a renda gerada no campo e os empregos de 8,4 milhões de brasileiros que vivem do setor café”.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
CNC

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário