Pequenos produtores de café melhoram sustentabilidade na Am. Central e Rep. Dominicana

Publicado em 13/08/2019 16:46

A implementação da Rede Regional de Alerta Antecipado para combater a ferrugem do café, a geração do Plano Estratégico para o Desenvolvimento Sustentável da Cafeicultura na América Central e na República Dominicana e a criação de uma plataforma de pesquisa para monitorar e avaliar as raças de ferrugem e apoiar os produtores no controle da doença, fazem parte dos avanços do Programa Centro-Americano de Gestão Integral da Gestão da Ferrugem do Café (PROCAGICA).

O progresso desta iniciativa financiada pela União Europeia (UE) e executada desde 2016 pelo Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), foi apresentado durante uma reunião do comitê assessor do programa em San José, na Costa Rica.

Este comitê provê diretrizes e orientações políticas às ações do PROCAGICA e é composto por representantes da UE, do IICA, do Programa Cooperativo Regional para o Desenvolvimento Tecnológico e Modernização da Cafeicultura (PROMECAFE) e do Conselho Agropecuário Centro-americano (CAC).

“O café é de enorme importância para a região centro-americana. É o primeiro produto de exportação para Europa e tem uma grande transcendência econômica e social. Para a UE, é fundamental seguir de perto os avanços positivos do PROCAGICA como parte da busca por soluções a longo prazo de problemas como a ferrugem e outros causados pelas mudanças climáticas”, destacou o Chefe da Cooperação Regional da UE, Alberto Menghini.

Na América Central, mais de 500.000 produtores, em sua maioria de pequena escala, se dedicam à cafeicultura, que gera cerca de dois milhões de empregos diretos e indiretos.

Segundo o coordenador do PROCAGICA, Harold Gamboa, outras conquistas da iniciativa para dar impulso a este setor estão ligadas à renovação de fazendas, a diversificação produtiva e o manejo de cafezais com alternativas tecnológicas, assim como ações conjuntas com a institucionalidade cafeeira da Guatemala, El Salvador, Honduras, Nicarágua, Costa Rica, Panamá e República Dominicana.

“Fortaleceram as capacidades de mais de 6.000 pequenos produtores para aplicar medidas de adaptação e mitigação dos efeitos das mudanças climáticas a partir da gestão integral do cultivo. 34% são mulheres e 14% jovens, todos pertencentes a 180 organizações”, afirmou Gamboa.

“Foram implementados modelos tecnológicos em 4.100 unidades produtivas orientadas a melhorar a viabilidade da produção cafeeira, combinando o cultivo com práticas diversas e amigáveis ao meio ambiente, com potencial para proporcionar benefícios adicionais em conservação e biodiversidade do ecossistema”, acrescentou.

Outro avanço foi a formação de uma rede de cafeicultoras nos sete países do PROCAGICA, que procura empoderá-las e propiciar uma maior participação no manejo das fazendas e aumentar seu acesso aos serviços, para que elas e suas famílias melhorem sua produtividade e qualidade de vida.

“A intenção é contribuir com soluções mais integrais às problemáticas que enfrenta a cafeicultura na região. No entanto, há muito por fazer, em conjunto com um parceiro estratégico como a UE e nossas contrapartes, para consolidar as organizações produtivas, melhorar sua produtividade e transferir-lhes mais inovações tecnológicas disponíveis”, completou o Diretor de Cooperação Técnica do IICA, Federico Villarreal.

PROCAGICA, que tem vigência até 2021, buscará também resolver novos desafios em áreas como a comercialização, a certificação de origem, a geração de valor agregado à produção e a transformação de produtos para facilitar sua inserção nos mercados internacionais.

“Nossa meta é oferecer alternativas de modelos de produção mais sustentáveis e rentáveis ante este contexto atual que apresenta a variação climática e os preços do café. Temos trabalhado forte com o pequeno produtor para que essas ações em sua fazenda estejam dirigidas para suas necessidades e a atualidade que demanda a globalização”, explicou Harold Gamboa.

Na reunião na sede central do IICA, em San José, o comitê assessor do programa aprovou a criação de um laboratório de referência regional para a análise molecular de raças de ferrugem do café, assim como para o melhoramento genético de novas variedades de cultivo que se adaptem melhor às mudanças climáticas.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
IICA

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário