Abics realiza cupping para alcançar avaliação sensorial única ao café solúvel

Publicado em 20/09/2019 12:03
Associação pretende criar uma metodologia única e padronizada para avaliar a bebida internacionalmente

A Associação Brasileira da Indústria de Café Solúvel (Abics), dando continuidade aos trabalhos para a definição de uma metodologia global de avaliação sensorial para o segmento, realizou, nesta quinta-feira (19), o “4º Cupping de Café Solúvel”, na sede do Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital), em Campinas (SP).
 
Como ocorrido nas edições anteriores, a atividade foi desenvolvida em parceria com a Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic) e apoio do Sindicato da Indústria de Café do Estado de São Paulo (Sindicafé-SP) e do Ital.
 
Nesse quarto módulo, as dinâmicas foram coordenadas pela cafeóloga, especialista em avaliação sensorial e consultora da Abics, Eliana Relvas, e pela pesquisadora cientifica do instituto, Dra. Aline Garcia.
 
Participaram do “4º Cupping de Café Solúvel” profissionais das empresas Café Campinho, 3 Corações, Realcafé, Native, Cia. Cacique, JDE, Melitta, Cia. Iguaçu, Nestlé, Tecla, Cocam e do Ital e do Centro de Preparação de Café do Sindicafé-SP.
 
A Abics idealizou essa iniciativa porque, atualmente, cada indústria possui seus próprios procedimentos para a avaliação sensorial do café solúvel e a Associação pretende criar uma metodologia única e padronizada para avaliar a bebida internacionalmente.
 
Segundo o diretor de Relações Institucionais da Abics, Aguinaldo Lima, esses trabalhos permitem uma melhor compreensão dos atributos positivos de maior realce das bebidas dos diferentes produtos e processos de fabricação.
 
“Vamos identificar essas nuances, estruturaremos um padrão e passaremos essas informações ao consumidor final”, revela.
 
Ele completa que a criação de uma metodologia única, que se pretende seja referência global, uma vez que não há nada similar no mundo, sirva como importante ferramenta de avaliação.
 
“Queremos criar condições para inovação e desenvolvimento de novos produtos, maneiras inovadoras de preparo e aplicações do café solúvel, gerando mais praticidade e prazer aos nossos consumidores”, finaliza.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
ABICs

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário