Ministro em exercício discute demandas da cafeicultura com governador de MG e representantes do setor

Publicado em 09/10/2019 13:35
Pauta da reunião incluiu vencimentos do custeio do Funcafé e a destinação de recursos para a próxima safra

O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento em exercício, Marcos Montes, recebeu nesta terça-feira (8) o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, deputados e representantes da cafeicultura para discutir o cenário do produto no estado. No encontro, foram apresentadas a prorrogação dos vencimentos do custeio do Fundo de Defesa da Economia Cafeeira (Funcafé) e a destinação de recursos para a próxima safra.

Minas Gerais é o maior produtor de café do Brasil, com 53% da produção nacional, segundo a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). No encontro, Marcos Montes reafirmou o compromisso do ministério com os produtores.

“Não temos outro direcionamento que não seja o produtor. Sabemos que o produtor está vivendo um momento difícil, precisamos unir as nossas forças para tirá-los dessa situação. O ministério está pronto para construir soluções”.

Neste ano, o Mapa firmou contrato com 22 agentes financeiros para operar os recursos do Funcafé, totalizando uma disponibilidade imediata de R$ 2,9 bilhões para os cafeicultores.

O valor foi repassado para as linhas de credito de custeio, comercialização, aquisição de café e capital de giro para as indústrias de solúvel, torrefadores e cooperativas, além de recuperação de cafezais danificados e atender os produtores que tiveram as lavouras prejudicadas pela recente geada. O orçamento para a atual safra é de R$ 5,071 bilhões.

Roberto Simões, primeiro vice-presidente da CNA e presidente do Sistema Faemg (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais), avaliou o encontro como positivo e disse acreditar que a solução para o setor virá em breve. “Nossas demandas tiveram aceitação no ministério e esses assuntos estão sendo encaminhados. Agora, precisamos trabalhar com nossa frente de deputados mineiros, para atuar em outras instâncias”, afirmou.

Tags:

Fonte: MAPA

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Monitorando clima nas principais origens, café tem apenas ajustes nesta 4ª feira
CNA participa de reunião do CDPC que aprovou orçamento do Funcafé
Produção de café da Colômbia salta 31% em abril
Café: Preços se alinham a commodities softs, enquanto mercado aguarda recuperação no Vietnã
Safra 24 de café:Preços altos estimulam colheita precoce dos robustas amazônicos