Divinolândia é destaque no 18º Concurso Melhores Cafés de São Paulo

Publicado em 01/11/2019 15:00
A cidade de Divinolândia é o grande destaque do concurso de qualidade de café do Estado de São Paulo, com 5 colocados entre os onze classificados

A comissão organizadora do 18º Concurso Estadual de Qualidade do Café de São Paulo – Prêmio Aldir Alves Teixeira - divulgou nesta quarta-feira a relação dos lotes finalistas, cujas notas são compostas pela pontuação obtida na avaliação técnica (80%) e no quesito sustentabilidade (20%).  São ao todo 11 finalistas, sendo quatro na categoria Café Natural, quatro na categoria Cereja Descascado, dois na categoria Microlote (de apenas duas sacas, não importando a forma de preparo) e um Nano lote.

Houve um empate nos campeões, com a nota de 8,68 pontos, da produtora Mariana Martins de Souza, e do produtor Donizete Aparecido Ciuriglietti, ambos na categoria microlotes e ambos de Divinolândia. A cidade é um exemplo de superação que caracteriza muitas regiões produtoras de café, que superaram suas limitações, ampliaram os conhecimentos sobre a lavoura, as boas praticas de colheita e pós colheita, bem como, adotaram procedimentos que asseguram a qualidade e a sustentabilidade da produção. 

Na edição deste ano, foram inscritos por cooperativas e associações de produtores 59 lotes, sendo 24 na categoria Natural; 14 em Cereja Descascado, 14 na categoria Microlote e 07 como  Nano lotes. Amostras de todos os lotes foram avaliadas por um Júri Técnico no dia 28, na Sala de Classificação e Degustação da Associação Comercial de Santos.

Os classificadores e especialistas que integram o júri foram indicados por instituições apoiadoras do concurso. São eles: Aloísio Aparecido Lusvaldi Barca (Museu do Café - Santos), Clóvis Venâncio de Jesus (ABIC), Aline de Oliveira Garcia (ITAL), Nilton Ribeiro (ACS) e Reinaldo Anauate Neto (Sindicafe-SP), Renan Marques (B3 S/A – BM&F), Cristina Saraiva Deolindo (Cecafe), Jandir Castro Filho (CNC) e Gerson Giomo (IAC). A coordenação dos trabalhos é de Eduardo Carvalhaes Jr presidente da Câmara Setorial do Café de São Paulo, da Secretaria da Agricultura do Estado, promotora deste evento que une produtores, indústrias, cafeterias, varejo e consumidores.

Leilão e premiação

Os 11 lotes finalistas poderão ser adquiridos por cafeterias, torrefações e pessoas jurídicas durante o leilão que começa dia 04 e termina dia 08 de novembro. A ficha de participação está disponível no site www.sindicafesp.com.br e deverá ser preenchida e enviada, juntamente com o lance, para o e-mail camarasetorial@sindicafesp.com.br. O preço de abertura será de R$ 1.064,00 a saca (Hum mil e sessenta e quatro reais), valor 120% acima da cotação da BM&F de segunda-feira (31/10/2019). 

O resultado do leilão será divulgado dia 19 de novembro, em cerimônia a ser realizada no Museu do Café, em Santos, quando será feita a premiação dos produtores e das empresas campeãs (as que deram os maiores lances no leilão). Esses cafés serão industrializados e a partir de dezembro estarão disponíveis aos consumidores, em embalagens com selos numerados, que poderão adquiri-los em lojas gourmet ou via e-commerce.

O concurso é uma promoção da Câmara Setorial de Café de São Paulo e da CODEAGRO - Coordenadoria de Agronegócios da Secretaria da Agricultura do Estado, e conta com a parceria do Sindicato das Indústrias de Café de São Paulo, da ABIC - Associação Brasileira da Indústria de Café, da ACS - Associação Comercial de Santos e do Museu do Café. 

18º Concurso Estadual de Qualidade do Café de São Paulo – Premio Aldir Alves Teixeira

 

 

Entidade

Categ

Coloc

Produtor

Cidade

Nota final

Ass.Agrop. Barra Grande

De Caconde

ML

1

Mariana Martins de Souza

Divinolândia

8,68

Ass.dos Cafeic.Montanha de Divinolândia

ML

1

Donizete Aparecido Auriglietti

Divinolândia

8,68

Assoc. dos Cafeic. do Ribeirão de Santo Antonio

N

2

Marcelo Luiz Thezolin

Divinolândia

8.65

Ass.Agrop. Barra Grande de Caconde

N

3

Marcilio Aparecido Souza

Divinolândia

8.63

Asso. dos Cafeicultores Vale da Grama

N

4

Lucia Maria da Silva Dias

S.S. da Grama

8.63

Ass. dos Prod. Caf[es Especiais de Sta. Luzia

CD

5

Arnaldo Franco de Moraes & Outros

Sto. Antº Jardim

8,58

Ass.dos Cafeic.Montanha de Divinolândia

N

6

Rodrigo José de Avila

Divinolândia

8,56

Asso. dos Cafeicultores Vale da Grama

CD

7

Lucia Maria da Silva Dias

S.S. da Grama

8,52

Sindicato Rural de Amparo

CD

8

Reginaldo Faria dos Santos

Serra Negra

8,48

Sindicato Rural de Caconde

NL

8

João Hamilton dos Santos

Caconde

8,48

Assoc.dos Cafeicultores Vale da Grama

CD

9

Antonio Gabriel Taramelli

S.S Grama

8,39

 

ML = Microlote / N = Café Natural /CD – Café Cereja Descascado/NL = Nano lote

Tags:

Fonte: SINDICAFÉ/SP

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Monitorando clima nas principais origens, café tem apenas ajustes nesta 4ª feira
CNA participa de reunião do CDPC que aprovou orçamento do Funcafé
Produção de café da Colômbia salta 31% em abril
Café: Preços se alinham a commodities softs, enquanto mercado aguarda recuperação no Vietnã
Safra 24 de café:Preços altos estimulam colheita precoce dos robustas amazônicos