Nespresso distribui 10 milhões de dólares em prêmio na safra 2019

Publicado em 19/11/2019 15:14


Fazendas que se destacaram nos 15 anos do Programa Nespresso AAA de Qualidade Sustentável™ aqui no Brasil serão homenageados pela marca pioneira em cafés porcionados durante o principal evento do setor cafeeiro, a Semana Internacional do Café - SIC, que acontece nos dias 20, 21 e 22 de novembro. São 10 milhões de dólares em prêmio sobre a última safra comercializada com a Nespresso e essa premiação anual passa a ser promovida pela empresa como reconhecimento ao bom trabalho de seus fornecedores.

"Reconhecer produtores que investem e acreditam nesse ciclo virtuoso e necessário para a perenidade das lavouras de café é o que a Nespresso faz, pois o que nossos fornecedores conseguem atuando de maneira sustentável é mais eficiência e maior produtividade", afirma Paulo Barone, Gerente Global de Café Verde e Sustentabilidade da Nespresso.

Para marca, a busca é constante para adquirir grãos maduros e perfeitos. E é na ação sustentável de cafeicultores que a companhia garante esse fornecimento. Para auxiliar nessa melhoria de processos e modernização das lavouras, as fazendas produtoras para Nespresso participam do programa de qualidade da empresa. Esses produtores são avaliados em quesitos de gestão de suas propriedades para verificar se fauna e flora estão sendo protegidas; como a colheita é planejada e supervisionada e as condições de trabalho nas fazendas.

Os prêmios são fixos em dólar e sofrem somente diferenças na variação cambial - que é indexada no momento da venda do café. A Nespresso realiza auditorias para garantir que 100% dos prêmios pagos cheguem aos produtores, conforme descrito no sistema de rastreabilidade dos cafés que é parte crucial da operação da empresa. "A Nespresso paga um valor cerca de 40% acima do praticado nessa categoria de cafés que selecionamos para nossas combinações e torras especiais. Além disso, o prêmio para as fazendas que avançam em suas práticas sustentáveis", explica Barone.

No dia 21 de novembro, às 9:00, dez desses produtores premiados serão homenageados durante mesa-redonda na SIC que irá abordar questões de sustentabilidade no campo e apresentar como funciona o Programa Nespresso AAA de Qualidade Sustentável. Por meio do depoimento de parceiros e produtores, o painel vai abordar o que é preciso para colher o melhor café e fazer do agronegócio uma escolha lucrativa e viável.

"Queremos valorizar as conquistas desses cafeicultores que amam a profissão, são apaixonados por café e trabalham diariamente para colher os grãos mais maduros, grandes e perfeitos, em harmonia com a natureza, protegendo as fontes de água e os animais da região", observa Barone.

O que é o Programa Nespresso AAA de Qualidade Sustentável™ e como ele auxilia o produtor:

O programa promove relacionamento de longo prazo com produtores fornecedores, presta assessoria técnica, promove incentivos financeiros e a diferenciação de cafés na colheita. Além disso, atua com diferentes projetos socioambientais e está sempre agregando novos agentes na melhoria das ações no campo.

Lançado em 2003 em colaboração com a ONG Rainforest Alliance e implementado no Brasil pela ONG Imaflora, participam mais de 100 mil fazendas em 13 países. Para auxiliar os produtores, 450 agrônomos trabalham na iniciativa, que tem uma grande operação organizada pela Nespresso. Aqui no Brasil, são 1.200 propriedades cafeicultoras cadastradas e 15 agrônomos atuantes. Todo café comprado aqui no país vem de fazendas incluídas no Programa Nespresso AAA de Qualidade Sustentável™.
 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
BCW - Burson Cohn & W

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário