Coffee of The Year 2019 bate recorde de inscrições

Publicado em 19/11/2019 15:22
103 exibições

Os 180 melhores cafés do Brasil já estão classificados para o Coffee of The Year 2019 (COY) – concurso que elege o melhor produto das categorias Arábica e Canéfora durante a Semana Internacional do Café (SIC), que começa nesta quarta-feira (20), no Expominas, em Belo Horizonte (MG).Os escolhidos são de 20 regiões diferentes do país. Este ano o concurso registrou um número recorde de inscrições: foram recebidas 500 amostras dos produtores. No ano passado, foram 405 amostras.

E não foi nada fácil chegar aos 150 cafés arábicas e 30 canéforas. Os critérios de seleção são baseados em protocolos da Associação de Cafés Especiais (SCA), incluindo aroma, sabor, acidez, corpo, uniformidade, balanço e doçura, bem como em notas de qualidade referenciadas pelo Instituto de Qualidade do Café (CQI).

Os cafés indicados pelos produtores precisam atingir uma classificação mínima de 80 pontos, em uma escala de 100. Há também a avaliação sensorial que leva em conta vários itens, como: aspecto, seca, cor, porcentagem de peneiras, tipo, teor de umidade, torra e qualidade. “O concurso é uma vitrine sem igual para os produtores, pois gera muito interesse de compradores pelo produto e enfatiza a qualidade da região produtora”, explica Mariana Proença, diretora de conteúdo da Café Editora, uma das organizadoras do evento.

A Comissão de Julgadores foi composta por 14 pessoas, entre juízes certificados pela SCA e Q-Graders e R-Graderslicenciados pelo CQI – Coffee QualityInstitute, tendo como coordenador geral o professor Leandro Paiva, do Instituto Federal do Sul de Minas – Campus Machado.

No último fim de semana, a mestre de torra Daniela Capuano, eleita a Melhor Torrefadora de Cafés da França em 2018, se uniu ao professor Paiva e fez as torras dos cafés que serão provados durante a SIC.

Tags:
Fonte: Semana Internacional do Café

0 comentário