Presidente da CNA participa da abertura da Semana Internacional do Café

Publicado em 21/11/2019 12:09

O presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), João Martins, falou sobre os desafios da cafeicultura brasileira ao participar, na quarta (20), em Belo Horizonte (MG), da abertura da Semana Internacional do Café 2019.

O evento acontece até sexta (22) e terá uma série de atividades, como palestras, concursos, workshops, seminários e competições de baristas, além de discussões sobre os desafios da cafeicultura.

Martins abriu seu discurso destacando o crescimento da atividade cafeeira no Brasil. “A produção de café é orgulho para nós brasileiros. Graças ao desenvolvimento científico e tecnológico e principalmente com empenho dos nossos produtores, aqui se construiu a maior cafeicultura do mundo. Ela é a maior em tecnologia, produção e exportação”, lembrou.

O presidente da CNA também falou sobre a importância do evento para mostrar ao mundo que o Brasil se destaca na produção de café com qualidade. Disse, ainda, que o futuro da cafeicultura depende de ações que permitam o bom desempenho econômico das propriedades rurais, principalmente em momentos de queda de preço como ocorreu em 2019.

João Martins falou da importância da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Senar para incorporar tecnologia à cafeicultura e inserir pequenos e médios produtores na escala competitiva, além de prepará-los para a exportação.

Segundo o presidente da CNA, a cadeia produtiva do café é uma das que estão contempladas no projeto de internacionalização do agro para promover a entrada de pequenos e médios produtores no comércio internacional. “Eles precisam de oportunidades para exportar”. Por último, ele defendeu o trabalho em parcerias que fortaleçam o desenvolvimento sustentável da cafeicultura.

O presidente do Sistema Faemg/Senar e primeiro vice-presidente da CNA, Roberto Simões, fez um balanço das edições anteriores do evento e destacou a importância do encontro para a cadeia produtiva de Minas Gerais.

Simões explicou também a Semana Internacional do Café terá 35 eventos com três focos principais: mercado e consumo; negócios e empreendedorismo; e conhecimento e inovação.

Entre as atividades que acontecem nestes três dias, Roberto Simões destacou as competições de baristas, a Hackaton Agro Up (maratona tecnológica), o Seminário Interagro e a premiação de produtores contemplados pela ATeG do Senar, além do encontro internacional entre mulheres produtoras de café.

A cerimônia de abertura teve a presença do ministro interino da Agricultura, Marcos Montes, da secretária de Agricultura de Minas Gerais, Ana Maria Valentini, do presidente de Frente Parlamentar do café, Emidinho Madeira, além do diretor-geral do Senar, Daniel Carrara, diretores da Faemg, lideranças da cadeia produtiva cafeeira, representantes do governo estadual e outras autoridades.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
CNA

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário