CNC alerta sobre necessidade de pagamento à OIC

Publicado em 13/12/2019 13:36

O Conselho Nacional do Café (CNC) protocolou, na terça-feira, 10 de dezembro, ofícios nos Ministérios da Economia (ME) e da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) manifestando sua preocupação quanto ao pagamento das contribuições devidas pelo Brasil à Organização Internacional do Café (OIC) referente aos anos cafeeiros 2018/19 e 2019/20.

Endereçados aos secretários Erivaldo Gomes, de Assuntos Econômicos Internacionais, e Marcos Prado Troyjo, Especial de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais do ME, e à ministra da Agricultura, Tereza Cristina, o documento recorda que a OIC é o único fórum internacional que reúne os governos dos países produtores e consumidores de café e, em suas reuniões semestrais, estão sempre presentes as principais indústrias e traders que adquirem os produtos do Brasil.

O CNC recordou que o Organismo adota como referência para seus trâmites e decisões o ano cafeeiro de 1º de outubro a 30 de setembro e, devido a essa particularidade, o Brasil já acumula saldo devedor de duas contribuições. "A persistência do atraso nos pagamentos trará consequências muito negativas para o nosso país, maior fornecedor de café do mundo", alerta o presidente da entidade, Silas Brasileiro.

Ele lembra que o Brasil é o maior produtor e exportador e segundo maior consumidor de café mundial e que, sendo o diretor executivo da OIC um brasileiro e o corpo diplomático da Representação Permanente do Brasil junto às Organizações Internacionais em Londres (Rebraslon) responsável por coordenar o grupo dos países produtores, o não pagamento das duas contribuições em atraso passará a imagem de um setor enfraquecido para os compradores de nossos produtos e demais nações cafeeiras.

O presidente do CNC entende as dificuldades fiscais que o Brasil ainda enfrenta e enaltece os esforços que o Governo tem realizado para honrar seus compromissos junto aos organismos internacionais, inclusive à OIC. "Mas é necessário alertarmos que, se apenas uma anuidade for paga, continuaremos inadimplentes, sem direito a voto neste momento importante em que a Organização rediscute o Acordo Internacional do Café e com participação comprometida em importantes eventos internacionais que ocorrerão em 2020, como a 5ª Conferência Mundial do Café", adverte.

Brasileiro indica que, na atual conjuntura de mercado, é fundamental que o país tenha direito a voz e voto para participar ativamente nas discussões da OIC e influenciar seus direcionamentos a fim de evitar que sejam estimuladas medidas com potencial de prejudicar o market share dos cafés nacionais e a renda dos produtores brasileiros.

Após três anos de crise de preços, o mundo do café está polarizado, com os demais países produtores e consumidores se opondo a Brasil e Vietnã, que possuem um nível maior de competitividade.

"Nas discussões promovidas pela OIC, a exemplo do 1º Fórum de CEOs e Líderes Globais, realizado em setembro, em Londres, foi evidente o interesse da indústria internacional em diversificar suas fontes de fornecimento e ficar menos dependente do Brasil, promovendo estratégias de fomento à produção nos países menos competitivos, incluindo pagamento de preços diferenciados e transferência de recursos para pesquisa e desenvolvimento de tecnologias", revela Brasileiro.

O presidente do CNC completa que essas discussões terão continuidade em abril de 2020, durante a 126ª Sessão do Conselho Internacional do Café, em Londres, e em setembro, na 5ª Conferência Mundial do Café, na Índia, quando também ocorrerão o 2º Fórum de CEOs e Líderes Globais e a 127ª Sessão do Conselho Internacional. "É crucial que a delegação brasileira esteja fortalecida nesses encontros, com pleno direito a voz e voto, para poder defender os interesses do nosso país relacionados ao café", conclui.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
CNC

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário