Café: De olho no clima, CNC realizará palestra on-line com o Inmet

Publicado em 03/02/2020 11:20

O clima é um dos fatores mais importantes relacionados à produção de café. Neste início de 2020, vêm sendo observadas anomalias climáticas em diversas regiões do Brasil, em especial no Espírito Santo e Minas Gerais, onde diversos municípios são devastados pela força e pela continuidade das chuvas. Até o momento, não foi possível realizar uma apuração do impacto dessas intensas precipitações no cinturão produtor, mas é certo que haverá reflexo negativo na colheita de café deste ano.

Com o intuito de antecipar a informação e contribuir para que produtores de café de todo o país planejem sua atividade em relação ao clima e mesmo se previnam contra eventuais adversidades climáticas mais drásticas, o Conselho Nacional do Café (CNC) realizará, no dia 14 de fevereiro, o II Webinário “Comportamento do tempo e clima no cinturão cafeeiro do Brasil”, atividade que integra as ações do Acordo de Cooperação Técnica com a Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer).

“O que temos observado em Minas e Espírito Santo é muito preocupante, pois diversas cidades foram devastadas e entraram em estado de calamidade. No campo, nossas entidades ainda não tiveram condições de apurar o estrago causado em função da continuidade das precipitações e do solo encharcado, mas observações iniciais já nos sinalizam perdas. Nesse cenário, é vital que possamos trazer ao conhecimento público, principalmente de nossos técnicos, produtores e cooperativas, informações referentes a clima e tempo para os próximos dias e meses”, destaca o presidente do CNC, Silas Brasileiro.

>>> Chuvas: Santa Margarida/MG pode ter perda de mais de 3 mil sacas de arábica

A palestra on-line será ministrada pelo Chefe de Serviço do Centro de Análise e Previsão do Tempo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Francisco de Assis Diniz, que apresentará um levantamento com as médias históricas e a previsão futura para o cinturão produtor e demais áreas do Brasil. Os interessados poderão acompanhar ao vivo pelo canal do CNC no Youtube e enviar dúvidas e questionamentos, em tempo real, para serem respondidos pelo meteorologista. “Essa é uma excelente oportunidade para esclarecermos dúvidas e perguntarmos sobre como será o comportamento climático em nossas lavouras e municípios”, completa Brasileiro.

O webinário será aberto por representantes do CNC e Asbraer, que passarão a palavra ao profissional do Inmet. Os interessados em enviar seus questionamentos ao meteorologista e aos representantes das entidades durante a palestra podem se manifestar pelos comentários no canal do Youtube ou através do WhatsApp da assessoria de comunicação do Conselho, que disponibilizará o número para contato no início da transmissão.

Tags:

Fonte: CNC

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Falta de chuva no BR faz futuros do café arábica fecharem sessão desta 5ª feira (04) com ganhos de 2%
Preço médio das exportações de café não torrado dispara 46% em novembro/25 frente ao mesmo período do ano passado
Região da Alta Mogiana registra boa florada do café, mas qualidade da próxima safra preocupa os produtores
Baixos estoques pressionam os futuros do café, que trabalhavam com ganhos no início da tarde desta 5ª feira (04)
Conab: Com maior safra de conilon, produção de café é estimada em 56,5 milhões de sacas em 2025
Ministro Fávaro recebe setor cafeeiro para alinhar estratégias de promoção internacional e financiamento da atividade