Cooxupé realiza feira para produtores de café do cerrado mineiro

Publicado em 02/03/2020 11:41
Quinta edição do evento acontecerá no Núcleo de Monte Carmelo, nos dias 11 e 12/03

Depois de a FEMAGRI receber os cooperados do sul mineiro e da média mogiana do estado de São Paulo, a Cooxupé realiza em março a Feira do Cerrado para os produtores do Alto Paranaíba e Triângulo Mineiro. O evento acontece em 11 e 12 de março e esta quinta edição será sediada no Núcleo da cooperativa da cidade de Monte Carmelo. As outras edições ocorreram em Coromandel.

José Geraldo Olyntho Junqueira Filho, um dos responsáveis pela organização, explica que a mudança de local foi por questões logísticas. "A estrutura em Coromandel atendia plenamente as necessidades em relação à estrutura da feira, mas a localização fazia com que alguns cooperados se deslocassem demais para chegar ao evento. Monte Carmelo já é uma área mais central para todos e o terreno disponível também está preparado para receber a edição 2020 da feira".

A Feira do Cerrado terá 78 estandes com a presença de mais de 60 expositores. O público esperado é de mais de 3,5 mil visitantes e encontrarão novidades como: compostador de resíduos orgânicos, que vem sendo bastante procurado devido à necessidade do produtor processar seu próprio fertilizante orgânico; recolhedores com armazenamento de Bags, que agiliza a logística da colheita devido aos grandes volumes; empilhadeiras que podem ser adaptadas tanto na traseira quanto na dianteira dos tratores agrícolas, com manuseio dotado de engates rápidos, trazendo mais agilidade em processos como a movimentação de insumos (adubos).

A equipe de Geoprocessamento da Cooxupé estará presente na Feira para orientar os cooperados sobre assuntos como: época e intensidade de florescimento; condições meteorológicas pós-florescimento; impacto das condições nas fases de expansão e granação; e a correlação entre as variáveis meteorológicas e a ocorrência de broca-do-café.

Os técnicos do Programa Nespresso AAA/Cooxupé também orientarão os cafeicultores sobre qualidade de café e o funcionamento deste projeto aos cooperados do Cerrado de Minas.

A 5ª Feira do Cerrado acontece numa área de 50 mil metros quadrados, sendo 11 mil metros quadrados de área coberta. O funcionamento é das 08h às 18h, com entrada gratuita. O tema deste ano é "Cooperativismo trazendo tecnologia, gestão e confiança à cafeicultura". O endereço do Núcleo de Monte Carmelo é: Rodovia MG 190 Km 3, S/N - Zona Rural.
 

Tags:

Fonte: Cooxupé

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Café: Aumento de posições compradas consolida ganhos moderados no fechamento desta 6ª feira (13)
Projeto inovador e criativo une o universo do café com as passarelas de moda no BR
Preços do café trabalhavam com ganhos de mais de 2% na manhã desta 6ª feira (13)
Café fecha com fortes altas nas bolsas nesta 5ª feira, com correção e ajustes técnicos
Produtores de café canéfora expandem lavouras para novas áreas no Brasil, incluindo MT
Cooxupé está entre as 300 maiores cooperativas do mundo