Chuvas ficam abaixo da média no Sul de Minas, mas safra de café está consolidada: Produtor precisa se atentar para 21/22

Publicado em 03/04/2020 15:17 e atualizado em 04/04/2020 17:01

LOGO nalogo

Dados coletados pela Cooxupé apontam que as chuvas ficaram abaixo da média durante o mês de março nas regiões produtoras de café do Sul de Minas Gerais. Segundo a cooperativa, apesar dos números terem ficado abaixo da média para o mês, as condições nas lavouras continuam favoráveis e a safra já está consolidada. Expectativa da Cooxupé de uma produção com volumes muito parecidos com os produzidos em 2018, próximos de 60 milhões de sacas.

Das principais regiões produtoras do sul mineiro, os números que mais chamam atenção foram registrados em Caconde, onde a média prevista era de 222 milímetros, mas foram registrados 93 mm. Em Campos Gerais eram esperados acumulados de 158 mm, sendo registrados acumulados de até 86 mm. A única cidade que teve chuvas cima da média no período foi Campestre, com 202,4 milímetros, contra uma média histórica de 182,1 mm.

Apesar dos números chamarem atenção, Éder Ribeiro dos Santos, coordenador de geoprocessamento da Cooxupé, explica que a safra continuará se desenvolvendo sem grandes problemas porque o nível de água no solo estava acima das médias, o que sustenta o desenvolvimento das safras."Nós estamos finalizado o período crítico, que é a fase de granação, que vai até dia 15 de abril. A partir de agora, pequenos veranicos não vai comprometer em nada a produção, não vai comprometer em nada o tamanho e o peso do fruto", destaca. 

Cada vez mais próximo da data de colheita, Éder destaca que a safra 2020/21 já está consolidada e o produtor precisa agora começar a já se preocupar para a preparação de safra e evitar ao máximo as implicações para a safra 2021/22. O analista destaca ainda que já é esperado que a próxima safra tenha um incidência maior de evolução de ferrugem nas plantas.

"Por exemplo, estamos observando evolução na ocorrência de ferrugem está aumentando, então o produtor precisa ter bastante cuidado com o controle sanitário, porque se não pode ter perda de folha significativa, começando a prejudicar o desempenho da próxima safra", afirma. Caso aconteça pausa nas chuvas daqui pra frente, o produtor também precisa ficar atento também ao aparecimento de bicho mineiro. 

Éder destaca ainda que é muito importante que o produtor também respeite o período de aplicação de defesivos. "É fundamental que a aplicação obedeça o período que antedece a colheita", destaca. Uma aplicação indevida neste período de colheita e se for detectado resíduo de algum defensivo agrícola no fruto pode comprometer toda a produção", finaliza. 

 

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário