Informe Agropecuário destaca tecnologias para cafés da espécie Canéfora

Publicado em 25/05/2020 15:52

A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG) lança a edição do Informe Agropecuário “Cafés Conilon e Robusta: potencialidades e desafios”, com o objetivo de divulgar informações e tecnologias sobre Coffea canephora. A espécie tem-se destacado nos mercados nacional e internacional por ser a principal matéria-prima dos cafés solúveis e pela crescente participação nos blends com café Arábica.

Com maior tolerância à seca e a temperaturas elevadas, além de alta produtividade, o café Canéfora apresenta-se como opção de diversificação para os produtores. Abordando um tema inédito entre as publicações da EPAMIG, a edição, que marca os 45 anos do Informe Agropecuário, apresenta o cenário no Brasil e no exterior e as ações de pesquisa e desenvolvimento que estão sendo realizadas para esta cultura em níveis estadual e nacional.

Vietnã, Brasil e Indonésia são os maiores produtores mundiais de canéfora. A produção anual média brasileira, predominantemente de café Conilon, é de 11 milhões de sacas. Os principais estados produtores são Espírito Santo, Rondônia, Bahia e Minas Gerais. O cultivo em Minas Gerais está localizado, principalmente, na região do Rio Doce, seguido pela Zona da Mata, Vales do Jequitinhonha e Mucuri e Norte.

O Informe Agropecuário “Cafés Conilon e Robusta: potencialidades e desafios” teve a coordenação dos pesquisadores Waldênia de Melo Moura e Fábio Daniel Tancredi. A edição foi a primeira produzida no sistema de teletrabalho, adotado pela EPAMIG em função da pandemia do Coronavírus.

Tags:

Fonte: Epamig

NOTÍCIAS RELACIONADAS

#RotadoCafé: Conheça a história do Alado Coffee; sucessão, sustentabilidade e qualidade na xícara
Oscar do Agronegócio é do café: Na categoria produtor rural, Ucha leva reconhecimento pelas ações que vem realizando no setor cafeeiro
Em semana de pressão, robusta recuou 14,70%, arábica 10,56% e mercado monitora chuvas
2ª Jornada: 'O mercado e o café carbono neutro' reúne especialistas da cafeicultura, no Cerrado Mineiro
OIC: Exportação mundial de café tem alta de 8% em março