Fortes chuvas podem afetar qualidade da safra de café de Uganda

Publicado em 27/05/2020 14:31

Por Elias Biryabarema

CAMPALA (Reuters) - A qualidade da safra de café de Uganda pode diminuir nos próximos meses, à medida que as fortes chuvas registradas pelo país da África Oriental reduzem a quantidade de sol necessária para a secagem dos grãos, disse um membro do setor à Reuters nesta quarta-feira.

Uganda é o principal país exportador de café da África, à frente da Etiópia, e cultiva principalmente a variedade robusta.

O país foi atingido por tempestades incomuns iniciadas no último mês de agosto, que resultaram em mortes, desalojamentos e grandes danos a estradas e outros ativos de infraestrutura.

O oeste de Uganda, incluindo os pés das montanhas Rwenzori, uma das principais áreas cafeicultoras do país, recebeu parte das chuvas mais intensas até agora.

"O processo de secagem é um grande problema na maior parte desses lugares... O tempo não está bom para a secagem", disse à Reuters o presidente do Sindicato Nacional de Agronegócio, Café e Empreendimentos Agrícolas de Uganda (Nucafe, na sigla em inglês), David Muwonge.

"Há um grande risco de que os grãos mofem, a não ser que os agricultores sejam bem sensibilizados."

A Autoridade para o Desenvolvimento do Café de Uganda (UCDA, na sigla em inglês), órgão regulador estatal, estima que as exportações de café do país avancem em 16%, para 5,1 milhões de sacas de 60 quilos, na atual temporada, que termina em setembro.

Muwonge disse que os danos causados pelas chuvas e inundações a infraestruturas de transporte provavelmente vão desacelerar o fluxo do produto proveniente de fazendas e centros de colheita em algumas das áreas rurais mais remotas.

Tags:

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Café fecha em queda nas bolsas nesta 4ª feira com avanço da colheita no Brasil pressionando as cotações
Café abre em direções opostas com mercado atento ao clima e ao ritmo da colheita no Brasil
Colheita de café na área de atuação da Cooxupé alcança 47,3%
Café/Cepea: Embarques recuam na safra 2025/26, mas receita fica estável
Café perde força no fim do pregão e fecha no vermelho após mercado virar com melhora no clima
Cafeicultura movimenta mais de R$ 3 bilhões em defensivos na safra 2025-26, com alta de 22% e recorde histórico