Vento forte: Produtores amanhecem com grãos de café no chão no sul de Minas Gerais

Publicado em 15/06/2020 15:04 e atualizado em 15/06/2020 15:58

Produtores de café da região de São Pedro da União, em Minas Gerais, foram supreendidos com uma forte ventania na madrugada desta segunda-feira (15) e que derrubou frutos de grãos de café, em fase de granação e levantando preocupações ao produtor. Além de São Pedro da União, foram registradas quedas em Nova Resende e no município de Juruaia. 

A colheita da safra 2020/21 está em pleno acontecimento e até o momento, o clima favoreceu o trabalho nas lavouras. "Os grãos de café já estavam em fase de granação em certos talhões da lavoura, que já estava no ponto de cereja", afirma o produtor Fernando Barbosa.

O cafeicultor destaca que a preocupação na região é quantificar os grãos que caíram no chão e que assim, que prejudicarão a bebida de melhor qualidade. "Durante o período de junho, já tivemos queda do fruto no chão com percentual pequeno devido as chuvas", complementa o produtor. 

Segundo as previsões climáticas do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o tempo seco deve predominar em todo o Centro-Oeste e Sudeste do país. Com a aproximação do Inverno, que tem início no próximo dia 20, as chuvas nas duas regiões passam a ser ainda menos frequentes.

Falando em Sudeste, a meteorologista destaca que as temperaturas também devem cair no sul de Minas Gerais, parte do Rio de Janeiro e Espírito Santo. A meteorologista Andrea Ramos, do Inmet, destaca ainda que não há previsão de geadas para a região do café na próxima madrugada, mas que a situação precisa continuar sendo monitorada. "Apesar dos eventos estou esperançoso com a colheita, aguardando para que possa realizar uma safra segura e com muitos cafés de qualidade", finaliza Barbosa. 

 

 

Tags:

Por: Virgínia Alves
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Sudoeste de MG: Após chuvas irregulares e queda de chumbinho elevada, produtores de preparam início da safra de arábica
Plataforma Global do Café: Brasil sai na frente mais uma vez e trabalha em grande projeto de cafeicultura regenerativa
Café: Em mais uma semana agitada, arábica recua 3,03%, mas robusta avança 1,74%
illy: Café mais sustentável do mundo está no Brasil e apesar das cobranças, mercado já sabe disso
Café em Prosa #163 - Em busca da qualidade para todo tipo de consumidor: ABIC participa de uma das mais importantes feiras de café do mundo