Consumo global de café deve cair pela 1ª vez desde 2011, aponta USDA

Publicado em 13/07/2020 11:29 e atualizado em 13/07/2020 12:15

O consumo global de café deve cair este ano pela primeira vez desde 2011, prevê o Departamento de Agricultura dos EUA. Isso ocorre mesmo com um enorme aumento na compra de café no supermercado em meio ao carregamento da despensa. As paralisações para cafés e restaurantes - que normalmente representam cerca de 25% da demanda - foram esmagadoras, e pode demorar um pouco até que as coisas voltem a se recuperar.

O desaparecimento da cultura do café está acontecendo em todas as principais regiões. O pesquisador Marex Spectron estima que mais de 95% do mercado fora de casa tenha sido fechado em algum momento durante a pandemia. É a última reviravolta cruel do coronavírus, que afastou tanto as pessoas que nem mesmo o simples prazer de ficar com um café com leite é seguro.

Para a Notes, uma rede de cafeterias de Londres, as restrições estão diminuindo na cidade, mas a maioria dos seus 10 cafés que atendem a trabalhadores de escritório permanece fechada."Será um retorno lento e desconcertado para nós, já que muitos escritórios em Londres não voltarão até depois do verão e alguns poderão abrir apenas no próximo ano", disse o co-fundador Robert Robinson.

Os consumidores demonstraram hesitar em jantar novamente em massa, à medida que as economias reabrem. As cafeterias, que geralmente dependem dos passageiros da manhã e do fim da tarde, foram especialmente afetadas. O Dunkin 'Brands Group Inc. perdeu grande parte da multidão do café da manhã durante a pandemia de coronavírus, enquanto a Starbucks Corp. está reformulando seu modelo, lançando um formato de “pickup” de loja que não possui nenhuma das mesas e cadeiras que tradicionalmente faziam seu cafés um ponto de encontro popular.

"Se você sentir vontade de tomar um cappuccino, encomendá-lo on-line não funciona realmente, pois o café tem tudo a ver com o aspecto social", disse Robinson.

Uma recuperação prejudicada da demanda de café pode ser devastadora para os cerca de 125 milhões em todo o mundo que dependem da colheita. Os produtores já estavam enfrentando uma crise financeira depois que anos de colheitas provocaram um mercado de preços baixos. O Citigroup Inc. prevê que o futuro do café arábica possa cair cerca de 10% no segundo semestre do ano, para cerca de 90 centavos de dólar por libra-peso, pairando perto dos custos de equilíbrio. Enquanto isso, a Organização Internacional do Café alertou para os perigos do trabalho infantil nas regiões produtoras, à medida que a pobreza aumenta para os agricultores.

A Suplicy Cafés Especiais do Brasil, uma das maiores redes de cafés do país, foi forçada a adiar pagamentos aos agricultores por cargas que já haviam sido entregues. Enquanto isso, os pedidos de novos suprimentos serão retomados apenas gradualmente, disse o CEO Felipe Braga em entrevista por telefone.

A Suplicy opera 25 lojas, a grande maioria das quais foi fechada pelas restrições do Covid-19 desde meados de março. Uma parte reabriu recentemente em meio a restrições de bloqueio, mas depois foram fechadas mais uma vez porque não havia clientes suficientes chegando.

“Alguns de nossos parceiros de franquia já nos avisaram que fecharão” permanentemente, disse Braga.

Ainda assim, alguns operadores de lojas estão tomando medidas para mudar seu modelo de negócios, o que poderia ajudar a desencadear alguma recuperação.

As duas cafeterias Bandit de Max Crowley, nos bairros Midtown e Chelsea, em Nova York, continuam “em pausa”, prejudicadas pelo fechamento de escritórios locais. Enquanto isso, ele acaba de abrir um novo local para Hamptons na cidade de Southampton, um enclave para onde muitos moradores da cidade de Nova York fugiram para o auge da pandemia e para onde os moradores prósperos passam o verão.

“O tráfego de Manhattan ainda é muito leve. O Hamptons está muito ocupado. Faz sentido para nós. É para onde muitos de nossos clientes vão ”, disse Crowley.

Na Ásia, o mercado de café que mais cresce, o consumo em restaurantes e cafés deve se recuperar na segunda metade do ano, à medida que muitos países emergem de bloqueios, de acordo com Tan Heng Hong, analista de alimentos e bebidas da APAC da empresa de pesquisa de mercado Mintel . E o USDA também prevê uma recuperação na demanda global no próximo ano.

Ainda assim, uma segunda onda global de infecções pode interromper a reabertura de planos. O McDonald's Corp. interrompeu a retomada de todos os serviços de restauração em seus restaurantes nos EUA, à medida que o vírus explode em áreas em todo o país. E mesmo que as lojas abram, os medos de contágio podem continuar mantendo os clientes afastados. A Starbucks opera cerca de 95% das lojas da empresa nos EUA, mas as vendas comparáveis ​​caíram 43% em maio.Além disso, há a crise econômica, que geralmente estimula os consumidores a reduzir suas despesas com refeições.

A sensação do café Dalgona - uma bebida macia e chicoteada feita com café instantâneo que foi popularizado nas mídias sociais - mostra que os consumidores estão tentando recriar a experiência divertida do café em casa. Isso pode acabar ajudando a resgatar os preços do café robusta, usado em variedades instantâneas, para determinar o preço do arábica mais caro.

"Acreditamos que os consumidores diminuam os preços e se voltam mais para o café instantâneo mais barato, enquanto aperta o cinto em meio às perspectivas econômicas sombrias", Taohai Lin, analista de varejo e consumidor da Fitch Solutions. "Os consumidores continuarão adotando a bebida caseira e o café instantâneo, tanto porque ainda evitarão ir aos cafés, quanto também porque geralmente é uma alternativa mais barata".

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Bloomberg

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário