Produção variável entre cafeeiros dificulta produtividade no cafezal

Publicado em 15/07/2020 14:55

A observação em campo nas lavouras de café mostra, na mesma linha de plantas, a existência de diferentes níveis de produção entre elas. Podem ser vistos cafeeiros com muita carga e outros com pouca ou nenhuma carga de frutos. Assim, a produtividade da lavoura, como um todo, fica afetada.

A cafeicultura praticada a pleno sol, como acontece no Brasil, favorece a indução floral e a alta frutificação nas plantas. Além disso, as variedades de café atuais têm boa capacidade produtiva. Nessas condições, os cafeeiros produzem bem e se estressam após a carga alta, assim produzindo pouco na safra seguinte.

Nas safras iniciais da lavoura de café, a produção é bem uniforme entre plantas. No entanto, com o passar dos anos, vão ocorrer fatores diversos que afetam diferentemente as plantas. Começa pela variação na própria estrutura dos cafeeiros, nas suas raízes e na parte aérea, afetadas por diferenças nas mudas, na adubação de fundação, pelo local etc. Depois ocorrem diferenças no ataque de pragas e doenças, na nutrição, pulverizações, em outros tratos, na colheita e na própria condição microclimática, afetando diferentemente as plantas do talhão. Então, começa a aparecer variabilidade entre a produção das plantas, mesmo vizinhas, na mesma linha de cafeeiros.

A variação produtiva entre plantas no cafezal pode ser observada visualmente e comprovada, estatisticamente, nos ensaios experimentais. Nesses, mesmo juntando parcelas com mais plantas (5-10) e com 4-6 repetições, o coeficiente normal de variação produtiva tem sido, quase sempre, superior a 20%.

Levantado o problema, vamos às soluções. A poda de esqueletamento/desponte, retirando, por igual, a produção futura de todas as plantas do talhão e renovando a ramagem delas, é a forma indicada para uniformizar a produção entre plantas de café. De forma preventiva, para reduzir a variabilidade produtiva entre plantas, devem-se adotar práticas e tratos adequados e de forma mais uniforme possível, visando reduzir estresses diferenciais no pós-safra.

Tags:

Fonte: Procafé

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Com preocupação com o Vietnã e tempo mais seco no Brasil, café abre semana com valorização
Cooxupé anuncia abertura de empresa com atuação no mercado de seguros
Cecafé participa de evento que destaca importância do café ao ES e ao país
Programação do 24º Seminário Internacional do Café está definida
Cecafé discute devida diligência em direitos humanos com governo dos EUA