Colheita da safra 2020 de café alcança 43,91% até 10 de julho, diz Cooxupé

Publicado em 16/07/2020 09:51

A Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé (Cooxupé), no sul de Minas, considerada a maior exportadora do setor no mundo, informa que o trabalho de colheita dos cooperados avançou para 43,91% até sexta-feira da semana passada (10), em comparação com 36,74% na semana anterior, até o dia 3.

Por região de atuação, até 10 de julho, a colheita de cooperados da Cooxupé no sul de Minas estava mais adiantada, atingindo mais da metade do total esperado: 53,91% ante 46,02% na semana anterior. Em São Paulo, os trabalhos também já passaram da metade, de 44,54% para 51,14% no período. No cerrado mineiro, o índice era de 26,35% em comparação com 20,24% na semana encerrada em 3 de julho.

Em 2019, nesta mesma época do ano, o desempenho da colheita estava em 66,40% do total (safra foi de bienalidade negativa). Em 2018, o índice era de 46,30%.

Neste ano, a Cooxupé espera receber um total de 7,1 milhões de sacas de café tipo arábica, dentre as quais 5,6 milhões devem ser somente dos cooperados. A produção estimada dos associados - no sul e Cerrado de Minas Gerais e média mogiana do Estado de São Paulo - é de 10,3 milhões de sacas. A Cooxupé também espera comercializar 5,9 milhões de sacas, das quais perto de 5 milhões correspondem às exportações.

Tags:

Fonte: Estadão Conteúdo

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Operação conjunta apreende mais de 82 mil quilos de produtos irregulares relacionados à produção de café torrado
Café arábica: o grão que domina o mercado premium e responde por mais de 60% da produção mundial
Café fecha a semana em forte baixa com avanço da colheita e pressão sobre as bolsas
Como o Café Monthal está ajudando a reposicionar o café do Rio de Janeiro
Café sobe forte nesta 5ª nas bolsas, com chuva no Brasil e mercado volta a temer atraso na colheita
Café abre em queda nas bolsas, mas avanço da colheita no Brasil e preocupação com produtividade mantêm mercado atento