Preço do café no Vietnã sofre com demanda fraca e ampla oferta da Indonésia e Brasil

Publicado em 23/07/2020 14:54

Os preços do café no Vietnã se mantiveram em nível moderado nesta semana, diante da fraca demanda e das amplas ofertas da Indonésia e Brasil, mesmo com o avanço das cotações do produto no mercado global, disseram operadores nesta quinta-feira.

Agricultores do Planalto Central vietnamita, principal área cafeeira do país, venderam café em um intervalo de 32,6 mil dongues a 33 mil dongues (1,41 dólar a 1,42 dólar) por quilo, ante 32 mil dongues na semana anterior.

O contrato setembro do café robusta negociado na ICE fechou em alta de 40 dólares, ou 3%, a 1.357 dólares por tonelada na quarta-feira, o maior nível em quase seis meses.

"Os preços no mercado subiram na última semana na esteira da alta dos preços em Londres", disse um dos operadores. "Mas apenas algumas transações ocorreram nesta semana, devido ao baixo estoque no Vietnã, mas amplas ofertas no Brasil e Indonésia."

Os traders do Vietnã ofereceram café robusta tipo 2 (5% black and broken) com um prêmio de 160 dólares por tonelada para o contrato setembro, ante prêmios de 200 dólares a 220 dólares na semana anterior.

Na Indonésia, enquanto isso, o café robusta de Sumatra foi ofertado na província de Lampung com prêmios de 250 dólares por tonelada para o contrato setembro, versus prêmios de 250 dólares a 280 dólares na semana passada, disse um operador.

"O prêmio diminuiu nesta semana por causa do aumento das ofertas de café em meio à colheita", disse um trader. "A oferta aumentou no mercado nesta semana, enquanto a demanda permaneceu silenciosa."

(Reportagem de Phuong Nguyen, em Hanói, e Mas Alina Arifin, em Bandar Lampung)

Tags:

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Disparada do dólar consolida quedas nos futuros do café arábica no fechamento desta 6ª feira (05)
Cafeicultor de MG vira a primeira lenda brasileira do café especial do mundo
Após ganhos, mercado cafeeiro trabalhava com ajustes técnicos e realizando lucros na manhã desta 6ª feira (05)
Falta de chuva no BR faz futuros do café arábica fecharem sessão desta 5ª feira (04) com ganhos de 2%
Preço médio das exportações de café não torrado dispara 46% em novembro/25 frente ao mesmo período do ano passado
Região da Alta Mogiana registra boa florada do café, mas qualidade da próxima safra preocupa os produtores