ICAFE e IICA lançam ações para enfrentar a pandemia de COVID-19 no setor cafeeiro da Costa Rica

Publicado em 01/09/2020 13:59

O setor cafeeiro da Costa Rica apresentou em 28 de agosto ferramentas e ações de caráter sanitário para enfrentar de forma responsável a pandemia de COVID-19 durante a safra 2020-2021, estimada em dois milhões de quintais.

O “Protocolo para a implementação de diretrizes e orientações sanitárias para COVID-19 no setor cafeeiro” foi apresentado, acompanhado de uma “Caixa de ferramentas” contendo 26 infográficos com as orientações a seguir. Esses elementos visuais serão colocados nas propriedades rurais, beneficiadoras e empresas de café para instruir de maneira adequada todas as pessoas que fazem parte desta importante atividade econômica.

O objetivo dessas ações é transformar as propriedades cafeeiras em espaços seguros de trabalho. Sua implementação bem-sucedida requer uma preparação ampla, extensiva a produtores, colhedores, extensionistas e demais agentes da cadeia de valor.

Os materiais foram desenvolvidos pelo Instituto do Café da Costa Rica (ICAFE) em conjunto com o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA). Contam com o aval dos Ministérios da Agricultura e Pecuária e da Saúde, em atendimento à diretriz 082-MP-S.

“O Ministério aplaude o trabalho que vem realizando o ICAFE para a construção desses protocolos com o apoio do IICA, que permitirão a continuidade da atividade de forma segura para produtores e trabalhadores do setor”, declarou o Ministro da Agricultura e Pecuária da Costa Rica, Renato Alvarado Rivera.

“Esta iniciativa faz parte dos esforços do setor cafeeiro da Costa Rica para se adaptar às novas condições sanitárias geradas pela pandemia. Ademais, quero expressar um agradecimento aos técnicos do ICAFE e ao Ministério do Trabalho e Previdência Social, bem como às organizações do setor privado que contribuíram com seus conhecimentos e experiências no desenvolvimento deste protocolo. Igualmente, faço um reconhecimento especial às especialistas do IICA pelo apoio técnico no processo de construção do protocolo, com a maior dedicação e compromisso”, indicou Xinia Cháves Quirós, Diretora Executiva do Instituto do Café da Costa Rica.

“O IICA ratifica seu compromisso com o setor agropecuário, reconhece que a liderança do ICAFE e do MAG é fundamental para manter a continuidade da atividade cafeeira nas atuais circunstâncias, priorizando a segurança dos trabalhadores rurais. O setor cafeeiro é estratégico para a economia e o desenvolvimento rural, bem como uma parte importante da história e da cultura costarriquense. Temos certeza de que esta informação será amplamente difundida em todas as áreas de cafeicultura das Américas”, comentou Miguel Arvelo, Representante do IICA na Costa Rica.

A atenção à pandemia de COVID-19 no setor complementa as ações dispostas pelo Governo da Costa Rica para salvaguardar a saúde pública e reduzir os impactos econômicos da doença no país.

Tags:

Fonte: Ascom

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Disparada do dólar consolida quedas nos futuros do café arábica no fechamento desta 6ª feira (05)
Cafeicultor de MG vira a primeira lenda brasileira do café especial do mundo
Após ganhos, mercado cafeeiro trabalhava com ajustes técnicos e realizando lucros na manhã desta 6ª feira (05)
Falta de chuva no BR faz futuros do café arábica fecharem sessão desta 5ª feira (04) com ganhos de 2%
Preço médio das exportações de café não torrado dispara 46% em novembro/25 frente ao mesmo período do ano passado
Região da Alta Mogiana registra boa florada do café, mas qualidade da próxima safra preocupa os produtores