Café/Itaú BBA: incerteza climática no Brasil deve influenciar mercado este mês

Publicado em 09/09/2020 14:14

A condição climática nos cafezais brasileiros deve influenciar o mercado em setembro. Um possível atraso das chuvas pode prejudicar as lavouras e consequentemente o potencial de safra para o ano que vem, que será de ciclo baixo. A avaliação é do Itaú BBA, em relatório mensal de setembro sobre commodities agrícolas.

Além das incertezas climáticas, o mercado de café tem sido sustentado pelo alto porcentual já comercializado da safra atual (2020/21), acima de 50%, que deve moderar eventual pressão vendedora. Segundo o banco, de modo geral, o ambiente é de capitalização do produtor brasileiro, enquanto o baixo nível dos juros domésticos também pode incentivar a estocagem, segurando as vendas do grão.

O Itaú BBA destaca, ainda, que os fundos de investimento não comerciais, que vinham vendidos até o fim de julho, “viraram a mão” ampliando substancialmente o saldo líquido comprado para cerca de 29 mil contratos até 1º de setembro. Esse volume supera a máxima do ano em janeiro, para a maior posição líquida comprada desde o fim de 2016, diz o Itaú BBA.

Conforme o banco, a queda do estoque norte-americano ganhou maior relevância pois contrasta com preocupações de possível queda da demanda em virtude da pandemia. No entanto, "o que se observa é o consumo de estoques, demanda ativa, sem obstruções logísticas e com o café brasileiro barato em dólares".

Em contrapartida, além da grande safra brasileira que começará a chegar no mercado, as safras da Colômbia e dos países da América Central também tendem a evoluir, diz o banco. "O quadro de oferta e demanda não mudou, e ele é confortável após a confirmação da ampla safra brasileira. A tendência é que as exportações de café da safra nova ganhem força a partir de agora, com a situação dos estoques nos destinos caminhando para maior", pondera.

Tags:

Fonte: Estadão Conteúdo

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Em dia de baixas generalizadas, arábica recua mais de mil pontos em Nova York
Cecafé promove evento na UE para atestar que cafés do Brasil atendem novas regras
Café acompanha dia de aversão e recua mais de mil pontos em Nova York
Café: Colômbia exporta primeiros contêineres comprovando que atende as regras da UE
Faleceu Carlos Castañeda, um dos cafeicultores que personificou o icônico Juan Valdez