HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Café precisa de pelo menos 40 mm para iniciar recuperação da planta; Matiello destaca orientações diante de cenário crítico

Publicado em 13/11/2020 14:40 e atualizado em 14/11/2020 07:19

LOGO nalogo

Sem a regularização efetiva das chuvas, a cada dia que passa a condição dos cafezais brasileiros é ainda mais preocupante. Sem registrar chuvas expressivas desde março e com temperaturas elevadas, o déficit hídrico na principal região produtora do país é intenso e já gera impacto para a safra 2021 do Brasil. Segundo dados da Fundação Procafé, a queda para o ano que vem deve ser de pelo menos 25%, considerado o impacto da seca e o ano de bienalidade baixa. 

José Braz Matiello - Engenheiro Agrônomo Fundação Procafé, reforça que o estresse hídrico da planta neste momento ainda é muito grande, mesmo considerando que algumas regiões começam a registrar o retorno irregular das chuvas. É importante ressaltar que três floradas já foram registradas, mas que o pegamento não foi efetivo devido à falta de água. 

Além da falta de água, as altas temperaturas castigam a planta. Segundo Matiello, a falta de água já gerou uma desidatração generalizada, resultando em queda de folha, que é justamente o que deve impactar na próxima safra, já que o processo de energia da planta é cortado.

"Então mesmo que chova, ela acumulou esse estresse e não tem como retomar a perda de carboidrato que é energia da planta. E no caso do café, ele armaneza tudo na folha. Caiu a folha, perdeu a energia e só no outro ano para ela ir se recuperando gradativamente", explica. 

Veja fotos registradas no sul de Minas Gerais nos últimos dias: 

Seca no café - Envio de Mário Ferraz de Araújo - Cooxupé - 0911Seca no café - Envio de Mário Ferraz de Araújo - Cooxupé - 0911Seca no café - Envio de Mário Ferraz de Araújo - Cooxupé - 0911

Matiello destaca mais uma vez que as perdas para a próxima produção já existem, apesar de ainda não ser possível quantificar as baixas para a produção. Mesmo com o retorno das chuvas, ele destaca que o produtor precisa ter paciência para ver como a planta deve se desenvolver, destacando que a recuperação do café é lenta. "A planta precisa primeiro sobreviver antes de produzir", complementa.

A planta precisa, em média, de 5 milímetros de água por dia, sendo necessário pelo menos um acumulado 150 milímetros no mês. Para o caso começar a ser revertido, segundo Matiello, é preciso que chova pelo menos 40 mm, destacando que a chuva deve ser constante, para que não haja uma nova abertura de florada com risco de não pegamento. "40 mm dá para os primeiros 10 dias, a planta consome e se depois não chover mais ela entra em déficit hídrico de novo", complementa. 

Matiello explica ainda que dentro de um cenário normal, o pegamento da florada acontece em pelo menos 50% da florada. "A cada 100 flores no final temos cerca de 50 frutos, mas com essa desfolha que estamos vendo, devemos ter entre 20 e 30 frutos. A planta que tem pouca folha não adianta florescer porque depois ela joga esse frutinho no chão", comenta o especialista. 

Diante do cenário, o engenheiro destaca que o produtor precisa avaliar de maneira pessoal a real condição da lavoura e adequar os tratos culturais com a realidade atual. "O produtor precisa adaptar de acordo com sua realidade os tratos de nutrição e nível de adubação. É preciso adaptar o orçamento e o produtor que vai ficar sem produção, que perdeu tudo, precisa fazer aplicação pela metade", comenta o especialista. 

Lavoura de café - envio Mário Ferraz de Araújo - Gerente do Departamento de Desenvolvimento Técnico - CooxupéSeca no café - Envio de Mário Ferraz de Araújo - Cooxupé - 0911Seca no café - Envio de Mário Ferraz de Araújo - Cooxupé - 0911

É cedo para saber impacto da estiagem nos cafezais do Brasil, diz CNC

Presidente do CNC sugere atenção a produtores para não se deixarem levar por informações sem fundamentos ou que consideram parte pelo todo

Como usualmente, esta época do ano é marcada pela intensificação de especulações a respeito da safra de café do Brasil, com agentes internacionais supervalorizando a estimativa e, internamente, líderes emergindo com discursos e cálculos cabalísticos, equivocadamente pensando que trarão alguma influência ao mercado. Assim analisa o presente cenário do mercado o presidente do Conselho Nacional do Café (CNC), Silas Brasileiro.
 
Para ele, a multiplicidade de informações só tende a atrapalhar o setor, principalmente o produtor, que é o elo mais sensível da cadeia produtiva e pode ser influenciado, deixando de realizar negócios em momentos interessantes e rentáveis do mercado.
 
“É importante que os produtores se atentem a números oficiais e críveis e quem apresenta esses dados da produção são as reais entidades representantes de classe, como o CNC e a Comissão Nacional do Café da CNA, além dos nossos órgãos parceiros estaduais e, principalmente, a Conab”, explica Brasileiro.
 
O presidente do CNC enfatiza que é muito cedo para se prever o tamanho da próxima safra, principalmente porque não houve tempo hábil para analisar todo o impacto que a seca e as altas temperaturas recentes tiveram sobre as lavouras em todo o país.
 
“Precisamos, também, ver qual será o comportamento do clima até janeiro, pois esse é um fato decisivo para observarmos recuperação ou a depauperação de fato de lavouras que foram muito afetadas”, analisa.
 
Ele anota que as entidades de pesquisa e extensão vêm realizando essa apuração em seus respectivos Estados e que, por isso, não se deve dar atenção às inúmeras especulações que são lançadas nas redes sociais e na imprensa, sem fundamentos ou que levam em conta uma parte pelo todo.
 
“Diante dessa necessidade de tempo para apurar os reais impactos da estiagem e do calor, atendendo a um pleito do CNC, a Conab confirmou que só apresentará seu primeiro levantamento à safra 2021 de café do Brasil na segunda quinzena de janeiro, após avaliação que considerará os impactos climáticos até o fechamento de 2020”, conclui.
 

Presidente do CNC sugere atenção a produtores para não se deixarem levar por informações sem fundamentos ou que consideram parte pelo todo

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas/CNC

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário