CNA diz que crédito para recuperação de cafezais é uma grande conquista

Publicado em 27/11/2020 15:27

O Conselho Monetário Nacional (CMN) aprovou, na quinta (26), a liberação de R$ 150 milhões de reais para a recuperação de cafezais atingidos pela estiagem e chuvas de granizo. A decisão está na Resolução 4.868 do CMN e atende a uma demanda encaminhada pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e que já havia sido aprovada pelo Conselho Deliberativo de Política do Café (CDPC).

O recurso é uma suplementação da linha prevista no Fundo de Defesa da Economia Cafeeira (Funcafé) para a recuperação de lavouras de café que foram danificadas devido a intempéries climáticas.

“É uma grande conquista para o setor produtivo e será fundamental para ajudar os cafeicultores brasileiros que sofreram com a estiagem e as chuvas de granizo”, destacou o presidente da Comissão Nacional de Café da CNA, Breno Mesquita.

De acordo com Mesquita, o próximo passo da Comissão Nacional de Café da CNA é discutir a disponibilização dos recursos com os agentes financeiros que operam as linhas de financiamento do Funcafé para que os cafeicultores tenham acesso a esse crédito o mais rápido possível.

A assessora técnica da Comissão, Raquel Miranda, afirmou que estes recursos permitirão que os produtores realizem o manejo correto de recuperação de suas lavouras sem ficarem descapitalizados

Tags:

Fonte: CNA

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Oscar do Agronegócio é do café: Na categoria produtor rural, Ucha leva reconhecimento pelas ações que vem realizando no setor cafeeiro
Em semana de pressão, robusta recuou 14,70%, arábica 10,56% e mercado monitora chuvas
2ª Jornada: 'O mercado e o café carbono neutro' reúne especialistas da cafeicultura, no Cerrado Mineiro
OIC: Exportação mundial de café tem alta de 8% em março
Ainda de olho no Vietnã, café continua no negativo em Londres e Nova York