Café: Mercado abre semana com quedas técnicas para os principais contratos

Publicado em 30/11/2020 08:59 e atualizado em 30/11/2020 09:45
Operadores ainda observam as condições climáticas e das lavouras brasileiras

O mercado futuro do café arábica abriu o primeiro pregão da semana com desvalorização técnica para os principais contratos na Bolsa de Nova York (ICE Future US). As cotações voltam a operar no campo negativo após encerrar o último pregão com valorização acima de 700 pontos. 

Por volta das 08h57 (horário de Brasília), março/21 tinha queda de 115 pontos, valendo 123,05 cents/lbp, maio/21 tinha desvalorização de 100 pontos, negociado por 124,85 cents/lbp, julho/21 tinha queda de 85 pontos, negociado por 126,50 cents/lbp e setembro/21 operava com queda de 100 pontos, valendo 127,50 cents/lbp.

O mercado futuro do café arábica segue acompanhando de perto as condições das lavouras brasileiras. Na semana passada, duas estimativas de quebra deram suporte aos preços na Bolsa de Nova York. O Rabobank prevê uma quebra de 17% para o café arábica, enquanto a trader internacional Volcafe projetou uma quebra de 33% em 2021. 

As previsões do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) indicam uma mudança nos padrões do tempo em Minas Gerais apenas a partir de quarta-feira (2) quando um novo sistema de chuva deve avançar pelo sul mineiro. Até lá, todas as áreas do estado mantém condição de tempo firme e temperaturas entre 30 e 32 graus. 

"Nos demais países produtores de café da América Latina a situação não é melhor. Mais próximos do equador, são afetados severamente pelas mudanças climáticas e enfrentam a pandemia neste período de colheita", destacou o analista de mercado Eduardo Carvalhaes em sua última análise. Operadores também seguem acompanhando as condições da América Central - atingida por dois furacões e que enfrenta problemas com logísticas. Importante ressaltar que Honduras representa mais de 70% dos cafés certificados na ICE. 

 

 

Tags:

Por: Virgínia Alves
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Em dia de baixas generalizadas, arábica recua mais de mil pontos em Nova York
Cecafé promove evento na UE para atestar que cafés do Brasil atendem novas regras
Café acompanha dia de aversão e recua mais de mil pontos em Nova York
Café: Colômbia exporta primeiros contêineres comprovando que atende as regras da UE
Faleceu Carlos Castañeda, um dos cafeicultores que personificou o icônico Juan Valdez