Café: Ibiraci/MG aumenta potencial de perda e prevê quebra de 50% na safra 21 de arábica

Publicado em 15/12/2020 15:17

O mercado de café segue acompanhando as condições das lavouras brasileiras, que enfrentaram em 2020 o déficit hídrico e altas temperaturas mais intensos dos últimos anos. Apesar da espera por números oficiais para a produção de 2021, o produtor que está diariamente na lavoura já começa a visualizar melhor o cenário para o ano que vem. 

Voltou a chover nas principais regiões produtoras de café do país na última semana de novembro, e apesar da precipitação levar alívio para o solo, não recupera as perdas para 2021. Na região de Ibiraci e Claraval, o Sindicato Rural prevê uma quebra de, pelo menos, 50 % na produção de café arábica. Em outubro, os números consolidados de perda já estavam em 30%. 

De acordo com Anivair Teles Rodrigues, presidente do Sindicato, a seca prolongada e as altas temperaturas continuaram castigando os cafezais, aumentando inclusive a área de poda em toda a região. "Com pouco café, fica muito caro para colher, então o produtor que viu que ia ter menos carga, optou pela poda. Em anos assim, diminui a produção e o serviço aumenta", comenta. 

Assim como nas demais cidades de Minas Gerais, a grande florada aconteceu em setembro, mas sem o retorno efetivo das chuvas e as altas temperaturas impossibilitaram o bom pegamento da florada. Em um ano de bienalidade alta, como foi 2020, os dois municípios juntos produziram cerca de 700 mil sacas de 60 quilos. Para o próximo ano, considerando também o ciclo de bienalidade baixa, Anivair acredita que a produção não deve passar de 250 mil sacas. 

Fotos mostram chumbinho no chão após longo período de estiagem: 



 

Tags:

Por: Virgínia Alves
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Após fortes oscilações, mercado cafeeiro fecha sessão desta 3ª feira (23) em lados opostos nas bolsas internacionais
Preços do café robusta sobem em Londres na manhã desta 3ª feira (23) diante demora nas vendas no Vietnã
Média de embarques e faturamento do café torrado nos 15 dias de dezembro/25 recuam no comparativo com mês inteiro do ano passado
Chuvas abaixo do esperado no BR consolidam ganhos do café arábica no fechamento desta 2ª feira (22)
Mapa alerta para café torrado com irregularidades
Mercado cafeeiro mantém volatilidade e avançava moderadamente na manhã desta 2ª feira (22)