Vendas de café do Brasil atingem 78% da safra de 2020, diz consultoria

Publicado em 14/01/2021 12:54

NOVA YORK (Reuters) - Produtores de café no Brasil venderam 78% da safra 2020 até o momento, um pouco acima dos 77% registrados no mesmo período do ano passado e levemente à frente da média de cinco anos para o período, de 74%, disse a consultoria Safras & Mercado em relatório nesta quinta-feira.

As vendas no maior produtor global progrediram lentamente no mês passado, com avanço de apenas 4 pontos percentuais no período, com a maioria dos produtores aparentemente segurando a realização de negócios, principalmente de cafés finos, à espera de melhoria nos preços, disse o analista da Safras, Gil Barabach.

"Mesmo com cafés finos sendo negociados acima de um bom nível de 600 reais (113,67 dólares) por saca, os produtores estão na defensiva", disse Barabach em relatório.

A Safras & Mercado estima a safra de café do Brasil em 2020 em um recorde de 69,5 milhões de sacas de 60 quilos. Com base nessa projeção, ela diz que os cafeicultores já venderam 54,5 milhões de sacas até o momento.

O Brasil já encerrou a colheita de café de 2020. A próxima safra, que será menor devido ao ano de bienalidade negativa do ciclo produtivo do arábica, começará a ser colhida perto de abril ou maio.

(Por Marcelo Teixeira)

Tags:

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Café: Aumento de posições compradas consolida ganhos moderados no fechamento desta 6ª feira (13)
Projeto inovador e criativo une o universo do café com as passarelas de moda no BR
Preços do café trabalhavam com ganhos de mais de 2% na manhã desta 6ª feira (13)
Café fecha com fortes altas nas bolsas nesta 5ª feira, com correção e ajustes técnicos
Produtores de café canéfora expandem lavouras para novas áreas no Brasil, incluindo MT
Cooxupé está entre as 300 maiores cooperativas do mundo