Cecafé debate com ANTAQ cobranças indevidas na exportação de café

Publicado em 31/03/2021 09:27

O Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé) se reuniu, ontem, 30 de março, com o diretor Geral da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), Eduardo Nery, para buscar soluções aos custos abusivos e indevidos impostos por agências de navegação aos embarcadores brasileiros do produto.

Segundo o presidente do Cecafé, Nicolas Rueda, as cobranças arbitrárias e procedimentos abusivos por parte das agências marítimas são diversos e continuam sem sofrer o poder dissuasório da ANTAQ, decorrente, em parte, da grande concentração no setor e das assimetrias da regulação setorial, em que pese o esforço da Agência ao longo dos anos.

Entre os diversos procedimentos indevidos realizados pelas agências de navegação, o Cecafé apresentou à ANTAQ, como exemplo, a falta de transparência no valor do ressarcimento de Taxa de Movimentação no Terminal (Terminal Handling Charge – THC) e a sonegação fiscal por parte da maioria das agências marítimas brasileiras; as cobranças abusivas da Taxa de Logística de Exportação (Export Logistic Fee – ELF) e pela gestão de contêineres; e a taxa de emissão de conhecimento de embarque (Bill of Landing – B/L Fee).

“Foi importante ampliarmos o diálogo com a ANTAQ a respeito de THC e ELF, assuntos que já temos processos em andamento, e B/L Fee, que entrou na pauta das conversas. Através dessa abertura, devemos criar uma agenda positiva regular com a Agência para que possamos alcançar cobranças mais justas ao setor exportador brasileiro”, projeta Rueda.

Como encaminhamento, o Cecafé enviará documentos para subsidiar a ANTAQ em suas análises sobre o THC e emissões das taxas de ELF, B/L e lacres. Também participaram do encontro virtual, pela entidade, os diretores Geral, Marcos Matos, e Técnico, Eduardo Heron, os coordenadores institucionais, Luiz Otavio Araripe (Valorização) e Jerônimo Pereira (Olam), e os coordenadores técnicos do Comitê Logístico, Portuário, Marítimo e Comercio Exterior da entidade, Ronaldo Moraes (Cooxupé) e Hamilton Sá (ED&F Man Volcafé).

Além do diretor Geral Eduardo Nery, a ANTAQ foi representada, na reunião, por Bruno Pinheiro, superintendente de Regulação, Marcos Mendonça, chefe de gabinete da Diretoria Geral, e os assessores da DG da Agência, Renato Borges e Lucas Fernando.

Tags:

Fonte: Cecafé

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Após fortes oscilações, mercado cafeeiro fecha sessão desta 3ª feira (23) em lados opostos nas bolsas internacionais
Preços do café robusta sobem em Londres na manhã desta 3ª feira (23) diante demora nas vendas no Vietnã
Média de embarques e faturamento do café torrado nos 15 dias de dezembro/25 recuam no comparativo com mês inteiro do ano passado
Chuvas abaixo do esperado no BR consolidam ganhos do café arábica no fechamento desta 2ª feira (22)
Mapa alerta para café torrado com irregularidades
Mercado cafeeiro mantém volatilidade e avançava moderadamente na manhã desta 2ª feira (22)