CNC lança cartilha sobre Boas Práticas em Armazéns de Café

Publicado em 25/11/2021 13:00

O Conselho Nacional do Café (CNC) lançou nesta quinta-feira, 25/11, em parceria com Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB) e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), a cartilha “Boas Práticas em Armazéns de Café”. O trabalho foi realizado pelas equipes técnicas das instituições e produzido pelo departamento de comunicação do CNC.

“O grão de café é um alimento e, por isso, a cartilha orienta gestores de armazéns e cooperativas que detenham espaços de estocagem de café, a armazená-lo corretamente. Assim, o produto expressa sua excepcional qualidade na xícara”, explica Silas Brasileiro, presidente do CNC.

A ideia surgiu a partir da identificação da falta de informações direcionadas à armazenagem do café, que é uma cultura que produz grãos de características únicas e, por isso, deve ser estocada com o máximo rigor e cuidado. Vale ressaltar que a CONAB lança em breve uma consulta pública para publicação de uma Instrução Normativa específica para armazenagem de café. O CNC irá acompanhar e apoiar esse processo.    

A parceria com a Conab e o Mapa foi fundamental para a qualidade do produto final, principalmente no que se refere às informações técnicas. O CNC contou com o apoio de Stelito Assis dos Reis Neto, Superintendente de Armazenagem, Paulo Claudio Machado Junior, Gerente de Armazenagem e Lafaiete Fernandes Oliveira, Assistente de Área de Armazenagem, todos profissionais da CONAB.

“Queremos agradecer o apoio da Ministra Tereza Cristina em todas as ações propostas pelo CNC e, claro, à equipe técnica da CONAB que apoiou e ajudou a construir essa cartilha que será fundamental para os armazéns que estocam café”, finaliza o presidente.

Para acessar a cartilha clique aqui

Tags:

Fonte: CNC

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Com preocupação com o Vietnã e tempo mais seco no Brasil, café abre semana com valorização
Cooxupé anuncia abertura de empresa com atuação no mercado de seguros
Cecafé participa de evento que destaca importância do café ao ES e ao país
Programação do 24º Seminário Internacional do Café está definida
Cecafé discute devida diligência em direitos humanos com governo dos EUA