HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Chuva volumosa atinge arábica na Zona da Mata e causa deslizamento das lavouras; sinal ainda é de alerta vermelho em MG

Publicado em 09/01/2022 14:56 e atualizado em 10/01/2022 10:57
Área tem infraestrutura toda danificada e produtores encontram dificuldades até para chegar no cafezal

Logotipo Notícias Agrícolas

Confirmando as previsões climáticas, as chuvas intensas no estado de Minas Gerais chegaram até a área cafeeira na Zona da Mata Mineira. Chove há dias na região e produtor já relata deslizamento nas lavouras de café no município de São Sebastião do Anta. 

O sinal de alerta para o risco de estragos na produção já havia sido informado pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Sistema FAEMG) na última sexta-feira (7), em entrevista ao Notícias Agrícolas

As imagens abaixo foram registradas pelo cafeicultor Luiz Carlos Vinha. O tamanho da área atingida, assim como possíveis perdas na produção, ainda estão sendo levantadas. A preocupação é porque a tendência continua sendo de  chuva na área nas próximas horas. 

"Estragou bastante, uma área de mais ou menos 500 sacas de café acima, isso na minha propriedade, fora a dos outros produtores. Tem área que choveu 160mm, tem área que choveu 140mm, estrago muito grande. O município está todo sem estrada, até para andar a pé está ruim. Meu vizinho também estragou bastante e a maior parte com boas lavouras", afirma o produtor. 

Chuva cafezal área de montanha Envio de Luiz Carlos Vinha (5)
Chuva cafezal área de montanha Envio de Luiz Carlos Vinha (7)
Chuva cafezal área de montanha Envio de Luiz Carlos Vinha (1)
Chuva cafezal área de montanha Envio de Luiz Carlos Vinha (6)
Chuva cafezal área de montanha Envio de Luiz Carlos Vinha (3)
Chuva cafezal área de montanha Envio de Luiz Carlos Vinha (2)
Fotos: Luiz Carlos Vinha

Desde a virada do ano chove expressivamente em boa parte de Minas Gerais. Nos últimos dias as chuvas ganharam ainda mais intensidade com a formação de uma nova Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), e de acordo com Kleber Souza, meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a condição continua sendo de alerta vermelho para chuvas intensa em Minas Gerais.

"Chuva superior a 60 mm/h ou acima de 100 mm/dia. Grande risco de grandes alagamentos e transbordamentos de rios, grandes deslizamentos de encostas, em cidades com tais áreas de risco", afirma a publicação oficial no site do Inmet, que também é válido em todo estado do Espírito Santo. 

Veja a previsão de precipitação nas próximas 93 horas: 

GIF 09-01-2022 15-05-43
Fonte: Inmet

Bombeiros confirmam 8 mortes com queda de pedras em Capitólio (MG); buscam dois desaparecidos

(Reuters) - O Corpo de Bombeiros encontrou neste domingo a oitava vítima fatal com o desabamento de paredão de pedras de um cânion no lago de furnas em Capitólio (MG) e outras duas pessoas permanecem desaparecidas, informou a corporação em nota à imprensa.

O incidente teria ocorrido após uma "cabeça d´água" atingir a região dos cânions, com o rolamento de pedras e estruturas rochosas, que atingiram ao menos quatro embarcações de turistas, das quais duas sofreram impacto direto.

Mais cedo, os Bombeiros informaram que havia neste domingo 50 militares empenhados na operação de busca, entre bombeiros militares e militares da Marinha do Brasil.

(Por Marta Nogueira)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário