Produção de café arábica na Colômbia recuou 4% entre janeiro e maio, aponta reporte da FNC

Publicado em 08/06/2022 17:36
No mês de maio houve avanço expressivo, mas no ano passado o país vizinhos passava por severos impasses políticos afetando produção e exportação do produto

Segundo dados divulgados pela Federação Nacional dos Cafeicultores (FNC), a produção de café da Colômbia chegou a 4,5 milhões de sacas entre os meses de janeiro e maio, 4% a menos do que o produzido no mesmo período no ano anterior. No acumulado dos últimos 12 meses, a queda é ainda mais expressiva, chegando a 10% com 12,4 milhões de sacas no período. No mês de maio houve avanço expressivo, mas no ano passado o país vizinho passava por severos impasses políticos afetando produção e exportação do produto. 

No mês de maio a produção chegou a 1 milhão de sacas, 65% a mais que no mesmo período em 2021. No entanto, vale lembrar que em maio de 2021 houve protestos e bloqueios de estradas no país que impactou vários setores, incluindo o café. "De modo que o relatório de produção daquele mês ficou bem abaixo dos recordes históricos", destacou o comunicado. 

No ano cafeeiro (outubro de 2021 a maio de 2022), a produção superou ligeiramente 8 milhões de sacas, 11% a menos em relação aos pouco mais de 9 milhões produzidos no mesmo período anterior.

 

O relatório trouxe ainda que no acumulado entre janeiro e abril a exportação da Colômbia avançou 2%, chegando a 5 milhões de sacas de 60 quilos, contra 4,9 milhões de sacas direcionadas ao mercado externo no mesmo período em 2021. 

Nos últimos 12 meses, as exportações caíram 2%, para 12,5 milhões de sacas em em comparação com as quase 12,8 milhões de sacas exportadas no mesmo período anterior.

"Com as restrições logísticas de um ano atrás, as exportações em maio também registraram uma recuperação substancial, de 174%, atingindo 944.000 sacas de 60kg de café contra 345.000 sacas colocadas no exterior no
mesmo mês de 2021", destacou a FNC. 

No ano cafeeiro, as exportações de café ultrapassaram 8,2 milhões de sacas de 60 kg, 3% menos em relação às quase 8,5 milhões de sacas exportadas no mesmo período anterior. 
 

 

Por: Virgínia Alves
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Com preocupação com o Vietnã e tempo mais seco no Brasil, café abre semana com valorização
Cooxupé anuncia abertura de empresa com atuação no mercado de seguros
Cecafé participa de evento que destaca importância do café ao ES e ao país
Programação do 24º Seminário Internacional do Café está definida
Cecafé discute devida diligência em direitos humanos com governo dos EUA