HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Brasil terá semana com ar muito seco e começa com alerta amarelo para umidade na região Central

Publicado em 27/06/2022 10:49
Chuvas ficam restritas em áreas do Rio Grande do Sul e não conseguem avançar e quebrar bloqueio de ar seco

Logotipo Notícias Agrícolas

A semana começa com tempo muito seco e alerta para baixa umidade relativa do ar na região Central do país. Mantendo as características do Inverno, não há previsão de chuvas na região e o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta amarelo, válido nas próximas 24 horas em Goiás, Mato Grosso, Tocantins, oeste da Bahia,  sul do Maranhão, sul do Tocantins e extremo norte do Mato Grosso do Sul. 

"Umidade relativa do ar variando entre 30% e 20%. Baixo risco de incêndios florestais e à saúde", afirma a publicação na página oficial do Inmet. 

A previsão da Climatempo complementa que o sol brilha forte hoje, sem nenhuma chance de chuva na região Centro-Oeste, sul da Amazônia, interior nordestino e no interior de Minas Gerais e de São Paulo. "Nessas áreas a umidade relativa do ar fica abaixo dos 30% à tarde. Será assim a semana toda", afirma. 

Veja as áreas em estado de alerta nesta segunda-feira, 27 de junho: 

Alerta amarelo Inmet 2706
Fonte: Inmet


As condições de chuvas ficam restritas ao Sul do Brasil, inclusive com alerta amarelo para tempestade em áreas do Rio Grande do Sul nas próximas 24 horas. De acordo com o Inmet, há condição para  chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h), e queda de granizo. Baixo risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos. 

De acordo com o modelo Cosmo, a umidade não deve ter força para avançar para outras áreas. Na terça-feira (28), as chuvas ficam mais intensas no sul gaúcho e a região pode ter acumulados acima de 50mm no período. O modelo mostra áreas de instabilidades em Santa Catarina, porém com volumes mais baixos. 

Veja o mapa de previsão de precipitação nas próximas 93 horas: 
 

GIF 27-06-2022 06-04-54
Fonte: Inmet 

 

A atualização do modelo de previsão estendida, divulgada na manhã desta segunda (27) pela Administração Oceânica e Atmosférica (NOAA) também indica uma semana de tempo muito seco em boa parte do Brasil. 

De acordo com o modelo norte-americano, entre os dias 27 de junho e 5 de julho, são esperadas chuvas apenas no extremo sul do Rio Grande do Sul e com acumulado entre 30mm e 35mm no período. 

Entre os dias 5 e 13 de julho, há condição para chuvas mais significativas e atingindo outras áreas do Rio Grande do Sul, com volumes entre 60mm e 70mm, mas sem força para avançar para as demais áreas do país. 

Veja o mapa de previsão estendida para todo Brasil: 

NOAA 270622
Fonte: NOAA 

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário