Expocaccer exporta o primeiro café com certificação de agricultura regenerativa do mundo
Após os anúncios da primeira propriedade de café com certificação de agricultura regenerativa do mundo e do lançamento do café industrializado com selo regenerativo, a Expocaccer – Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado acaba de divulgar a primeira exportação deste café, produzido com a certificação para os mercados da Ásia e do Reino Unido.
Os embarques foram realizados para o Japão e Inglaterra e, além do selo regenerativo, os lotes originados também carregam consigo a qualidade de bebida, o que possibilitou a aquisição por clientes do segmento de cafés especiais.
O café exportado que aderiu ao uso de práticas sustentáveis e ganhou relevância no segmento de cafés especiais por atender as metas da cadeia produtiva pertence ao cooperado Fernando Nogues Beloni, primeiro cafeicultor do mundo a conquistar a certificação numa propriedade de café.
De acordo com a Trader de Cafés Especiais da Expocaccer, Sandra Moraes,nas exportações marcam o início de uma nova era na produção de cafés de qualidade e ambientalmente, socialmente e economicamente responsáveis. “A Expocaccer destinou os lotes para mercados considerados importantes para o negócio da cooperativa e de seus cooperados. Estamos muito felizes em poder ser a cooperativa responsável por exportar o primeiro café de alto padrão de qualidade, certificado com o selo de agricultura regenerativa do mundo, fruto
do trabalho de um dos nossos cooperados.”
Atualmente, as quatro únicas fazendas de café com o selo regenerativo do mundo pertencem ao quadro de cooperados da Expocaccer, são elas: Guima Café, Dois Irmãos (Evandro Sanches), Fazenda Farroupilha (Inácio Urban) eAgro Beloni (cooperado Fernando Beloni), sendo esta a primeira do mundo a conquistar a certificação na cafeicultura, em dezembro do ano passado.
A Expocaccer é uma referência na região por promover a qualidade e sustentabilidade entres seus cooperados. O incentivo às boas práticas
agrícolas vem sendo realizada pela cooperativa por meio de programas como: Jornada da Qualidade, Elas no Café e o Educampo. Esses programas de relacionamento promovem a comunicação e a integração com os associados, parceiros, fornecedores e a sociedade em geral, oferecendo capacitações, informações e troca de experiências sobre os mais diversos temas relacionados ao pré, durante e pós colheita.
0 comentário
Café: estoque apertado faz preço do robusta terminar a 6ª feira (13) em alta na bolsa de Londres
CAFÉ EM PROSA PODCAST #194 - Café arábica do Vale da Grama (SP) é a mais nova Indicação Geográfica do Brasil
Preços do café passam a trabalhar com ganhos moderados nas bolsas internacionais na tarde desta 6ª feira (13)
Após recorde no ano, exportação de café capixaba deve manter força em 2025, diz CCCV
Mercado cafeeiro segue volátil e com preços mistos nas bolsas internacionais nesta 6ª feira (13)
Preços do café se consolidam em alta moderada nas bolsas internacionais no final da sessão desta 5ª feira (12)