Produção de café arábica na Colômbia cai 31% em setembro; exportação recua 25%

Publicado em 04/10/2022 09:31
No acumulado de janeiro a setembro, produção no país vizinho tem queda de 10% em comparação com o ano passado

A produção de café arábica na Colômbia teve queda de 31% no mês de setembro, de acordo com dados recentemente atualizados pela Federação Nacional dos Cafeicultores (FNC). O país vizinho, segundo maior produtor de café arábica do mundo, produziu 834 mil sacas de 60 quilos. No mesmo mês no ano passado, a produção foi de pouco mais de 1,2 milhão de sacas. 

Há alguns meses a Colômbia vem divulgando queda na produção e entre os meses de janeiro e setembro, a produção caiu 10% para quase 8,2 milhões de sacas. No mesmo período no ciclo anterior, os colombianos produziram pouco mais de 9 milhões de sacas. 

Nos últimos 12 meses (outubro 2021- setembro 2022), que coincidem com o ano café, a produção chegou a 11,7 milhões de sacas, 13% menor em relação a quase 13,4 milhões de sacas colhidas no período anterior

Os problemas climáticos, como o excesso de chuva, justificam a baixa na produção. O mercado trabalha com a Colômbia tendo uma produção que não deve ultrapassar 12 milhões de sacas neste ano. 

Exportação

A queda na exportação colombiana também foi expressiva no mês passado. Os dados da FNC mostraram recuo de 25%, para 820 mil sacas, contra quase 1,1 mi exportadas no mesmo período no ano passado. 

"Até agora neste ano, as exportações de café caíram 6% para perto de 8,6 milhões de sacas de 60 kg de café verde contra mais de 9,1 milhões de sacas colocados nos mercados internacionais há um ano", afirma a publicação. 

Nos últimos 12 meses, que coincidem com o ano cafeeiro, as exportações Tocaram as 11,9 milhões de sacas de 60 kg, 7% menos em relação às quase 12,8 milhões de sacas exportadas no mesmo período anterior.

Por: Virgínia Alves
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Após ganhos, mercado cafeeiro trabalhava com ajustes técnicos e realizando lucros na manhã desta 6ª feira (05)
Falta de chuva no BR faz futuros do café arábica fecharem sessão desta 5ª feira (04) com ganhos de 2%
Preço médio das exportações de café não torrado dispara 46% em novembro/25 frente ao mesmo período do ano passado
Região da Alta Mogiana registra boa florada do café, mas qualidade da próxima safra preocupa os produtores
Baixos estoques pressionam os futuros do café, que trabalhavam com ganhos no início da tarde desta 5ª feira (04)
Conab: Com maior safra de conilon, produção de café é estimada em 56,5 milhões de sacas em 2025