Emater-MG inicia novo levantamento de lavouras atingidas por chuvas de granizo

Publicado em 09/11/2022 13:32
Tempestades foram registradas no início da semana em vários municípios de Minas Gerais

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG) está fazendo um levantamento das áreas atingidas pelas fortes chuvas de granizo registradas no estado no início da semana. As lavouras mais prejudicadas estão nas regiões da Zona da Mata, Alto Paranaíba e Sul de Minas. As tempestades ocorreram principalmente nos dias 7 e 8 de novembro.

“Neste momento os técnicos de campo estão fazendo os levantamentos e relatórios das áreas atingidas. Tudo indica que as lavouras de café foram as mais prejudicadas, com chuvas de forte intensidade. Municípios como Cabo Verde e Campos Gerais, no sul de Minas, por exemplo, registraram grande volume de chuva, com granizo”, comenta o coordenador técnico estadual da Emater-MG, Willem de Araújo.

A Emater-MG lembra que os produtores atingidos e que obtiveram crédito rural do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) devem procurar as instituições financeiras. Essas operações são cobertas pelo seguro do Proagro e Proagro Mais. O produtor deve comunicar as perdas ao agente financeiro, o mais rápido possível, para a indicação de um profissional para a vistoria da área afetada. A cobertura do seguro do Pronaf são para contratos de crédito rural renovados a partir de 1º de julho deste ano (safra 2022/2023).

A empresa também alerta para que os agricultores evitem qualquer atitude precipitada. Muitas áreas atingidas poderão ser recuperadas. Além disso, o tratamento feito nas lavouras vai depender do tipo de cultura. Por isso, o recomendado é procurar assistência técnica especializada.

Outubro

No início de outubro, produtores mineiros já tinham sido prejudicados também por chuvas de granizo. O levantamento feito pela Emater-MG na época indicou que 16,8 mil hectares de lavouras no estado foram atingidos, em 63 municípios. A maioria das perdas foi em lavouras de café.

Fonte: Emater MG

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Café dispara em NY e fecha nas máximas em uma semana com temor sobre oferta e qualidade no BR
Concurso NossoCafé Yara celebra 10ª edição e abre espaço pela primeira vez para cafés Canephora
Cooxupé conquista na justiça devolução de mais de R$ 622 milhões aos cooperados em decisão histórica sobre o Funrural
Café cai mais de 500 pontos em Nova York e preços também recuam no mercado brasileiro
Preço do café apresenta menor valor em um ano: preço médio diminuiu 21,2% em relação ao ano passado
Preços do café sobem no Vietnã, safra na Indonésia chega ao fim