Café em NY tem mais uma sessão de fortes altas com preocupações na safra brasileira e dúvidas sobre os estoques mundiais

Publicado em 21/02/2023 16:05 e atualizado em 21/02/2023 16:43
Os preços do café estenderam a alta da semana passada para máximas de 4 meses

O mercado futuro do café arábica encerrou as negociações desta terça-feira (21) com forte valorização para os principais contratos na Bolsa de Nova York (ICE Future US). A semana começou com preocupação sobre a safra brasileira, mas também com o mercado monitorando os estoques no exterior. 

Maio/23 teve alta de 500 pontos, negociado por 190,75 cents/lbp, julho/23 teve alta de 390 pontos, cotado por 188,15 cents/lbp, setembro/23 teve valorização de 350 pontos, negociado por 185,80 cents/lbp.

Segundo análise do site internacional Barchart, os preços do café estenderam a alta da semana passada para máximas de 4 meses. "A firmeza das cotações se justifica  pelas fortes chuvas recentes em Minas Gerais, a maior região produtora de arábica do Brasil, que manteve os agricultores fora dos campos e atrasou a aplicação de fertilizantes e pesticidas. As fortes chuvas também levaram ao aumento da ferrugem do café em algumas árvores o que também podem reduzir a produtividade das lavouras. "

Além disso, segundo o site, sinais de escassez de oferta de café nos EUA também estão elevando os preços. A Associação de Café Verde informou na semana passada que os estoques nos EUA em janeiro caíram -1,8% m/m, para 6,265 milhões de sacas. Na bolsa de Nova Iorque os estoques também caíram para 832.230 sacas, o menor nível em 6 semanas, segundo dados divulgados na última sexta-feira.

A queda nas exportações também contribui para um cenário de redução da oferta e segundo a Organização Internacional do Café (ICO) em 2 de fevereiro  as exportações globais de café de outubro a dezembro caíram -2,8% a/a para 30,27 milhões de sacas.

Na semana passada o  Cecafé também confirmou redução nas exportações de café verde do Brasil em janeiro quanso os volumes embarcados caíram 18,5% a/a para 2,52 milhões de sacas.

Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Falta de chuva no BR faz futuros do café arábica fecharem sessão desta 5ª feira (04) com ganhos de 2%
Preço médio das exportações de café não torrado dispara 46% em novembro/25 frente ao mesmo período do ano passado
Região da Alta Mogiana registra boa florada do café, mas qualidade da próxima safra preocupa os produtores
Baixos estoques pressionam os futuros do café, que trabalhavam com ganhos no início da tarde desta 5ª feira (04)
Conab: Com maior safra de conilon, produção de café é estimada em 56,5 milhões de sacas em 2025
Ministro Fávaro recebe setor cafeeiro para alinhar estratégias de promoção internacional e financiamento da atividade