Agricultura Regenerativa e Boas Práticas Agrícolas foram temas do seminário realizado pelo Clube illy do Café

Publicado em 08/03/2023 14:02
O encontro, que aconteceu em 07 de março, foi realizado na primeira propriedade de café no mundo a receber a certificação internacional Regenagri®, em reconhecimento à Agricultura Regenerativa

Na terça, dia 07 de março, o Clube illy do Café realizou um encontro na Fazenda Santa Cruz da Vargem Grande, da AgroBeloni, em Patrocínio (MG), primeira propriedade de café no mundo a receber a certificação internacional Regenagri®, em reconhecimento à Agricultura Regenerativa que segue as normas e diretrizes internacionais para sustentabilidade.
A pauta sobre sustentabilidade foi abordada em todo o evento, que promoveu a troca de experiência e conhecimentos entre especialistas da empresa italiana illycaffé e produtores de café, em uma programação repleta de temas sobre as iniciativas aplicadas ao solo e à lavoura, que visam melhores tratos culturais.

Durante as palestras foram abordados tópicos como normas atuais e diretrizes internacionais, boas práticas e mitigação de emissões de gases de efeito estufa na cafeicultura. O evento também promoveu visitas à lavoura, instalações e a biofábrica.

A Fazenda AgroBeloni foi apresentada pelo próprio Fernando Beloni, que falou sobre sua expertise nas regras de gestão e das boas práticas agrícolas, ambientais e sociais aplicadas na propriedade que se tornou a primeira a receber a certificação internacional Regenagri®.

Concedido pela empresa britânica Control Union, a certificação comprova o trabalho sustentável e atuante da AgroBeloni na cafeicultura confirmando os rigorosos processos de cultivo, preservação ambiental e compromisso com a produção consciente e responsável.

Segundo uma das palestrantes, a especialista em Clima e Emissões da Imaflora, Renata Potenza, a adoção de boas práticas colabora para o sequestro de carbono no solo e na planta, contribuindo para que a cafeicultura reduza as emissões de gases de efeito estufa.

O evento contou com a presença dos representantes da illycaffè, Francesca Pellis, o diretor de compras da empresa, Alessandro Bucci, e Dr. Aldir Teixeira, diretor-executivo da Experimental Agrícola do Brasil.

Fonte: illy

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Café fecha de lado para os futuros do robusta na Bolsa de Londres nesta 2ª
Café robusta segue operando com estabilidade em Londres nesta tarde de 2ª feira
Muito além da commodity:  Rastreabilidade e Indicações Geográficas elevam a qualidade e valorização do café do BR
Café: Robusta opera em campo misto na Bolsa de Londres nesta 2ª feira
Exportações de café pelo Espírito Santo recuam 25% em janeiro
Café: Aumento de posições compradas consolida ganhos moderados no fechamento desta 6ª feira (13)