Seag recebe representantes do Cecafé

Publicado em 30/03/2023 11:07

Dirigentes do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé) visitaram o Espírito Santo para discutir promoção, qualidade, produtividade e sustentabilidade dos processos de produção dos cafés capixabas. Os representantes do setor estiveram na sede da Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), na manhã desta quarta-feira (29).

O secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli e juntamente com o subsecretário Michel Tesch, recebeu o CEO da Cecafeé, Marcos Antônio Matos, e o presidente do Conselho, Marcio Candido Ferreira.  Na ocasião, a entidade convidou o Governo do Estado para participar do maior evento do ano da cafeicultura mundial, 9ªCoffee Dinner & Summit, a ser realizado nos dias 25 e 26 de maio de 2023, na cidade de São Paulo.

“Os cafés capixabas evoluíram muito nos quesitos de qualidade e sustentabilidade, além da ampliação da produção, com participação de cerca de 30% da safra nacional. Discutir sobre o crescimento da produção, comportamento de mercado, responsabilidade social e governança, é de extrema importância para os avanços do mercado e para que seja possível alinhar estratégias para a ampliação da renda e da qualidade de vida das famílias cafeicultoras do Espírito Santo”, comentou o secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli.

O País é o maior produtor e exportador de café e segundo maior consumidor da bebida no mundo. Pelo Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé) passam 96% das exportações brasileiras de Café. No Espírito Santo, devido à diversidade de regiões ocupadas pela cultura do café, com variedades de clima e solo, são produzidas as espécies do tipo arábica e conilon. O Estado se destaca como o maior produtor de café Conilon do Brasil e o segundo maior produtor de cafés como um todo.

O Espírito Santo está sendo cada vez mais notado no mundo consumidor de café como um Estado que apesar de ocupar somente 0,5% do território nacional produz cerca de 30% de toda a produção brasileira e é o segundo maior produtor de Conilon robusta do mundo, ficando atrás somente do Vietnã, segundo o presidente da Cecafé, Márcio Cândido Ferreira.

“Para o Cecafé é primordial a participação do Espírito Santo no 9º Coffee Dinner & Summit pois será uma oportunidade ímpar de mostrar tudo aquilo que a parceria pública privada tem feito em benefício da cafeicultura brasileira principalmente na cafeicultura capixaba”, afirma Márcio.

Sobre o evento 

O Coffee Dinner & Summit se destaca como um dos principais fóruns globais do setor cafeeiro reunindo a cada dois anos cerca de mil pessoas e líderes de todos os segmentos da cafeicultura brasileira e mundial, para promover a prospecção de negócios, criar oportunidades comerciais, compartilhar experiências e fazer networking, aproximando os players do agronegócio e os apaixonados do café em um ambiente espaçoso e aconchegante.

Com o tema “Crescimento da produção: seus desafios e oportunidades em tempos de ESG”, a nona edição do Coffee Dinner & Summit tem por objetivo promover o debate e a reflexão a respeito dos desafios econômicos, climáticos, regulatórios, logísticos e, principalmente, sobre as iniciativas sustentáveis desenvolvidas pelo Brasil e demais nações cafeeiras, que respeitam os critérios da governança socioambiental.

Fonte: Seag

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Após fortes oscilações, mercado cafeeiro fecha sessão desta 3ª feira (23) em lados opostos nas bolsas internacionais
Preços do café robusta sobem em Londres na manhã desta 3ª feira (23) diante demora nas vendas no Vietnã
Média de embarques e faturamento do café torrado nos 15 dias de dezembro/25 recuam no comparativo com mês inteiro do ano passado
Chuvas abaixo do esperado no BR consolidam ganhos do café arábica no fechamento desta 2ª feira (22)
Mapa alerta para café torrado com irregularidades
Mercado cafeeiro mantém volatilidade e avançava moderadamente na manhã desta 2ª feira (22)