IBGE prevê safra de café do Brasil em 55,4 mi sacas, leve alta na comparação mensal

Publicado em 13/06/2023 12:30

 

(Reuters) - Os brasileiros devem produzir 55,4 milhões de sacas de 60 quilos de café este ano, 5,9% a mais do que na temporada anterior, previu o IBGE nesta terça-feira.

O instituto elevou sua projeção para a safra deste ano em 0,3% em relação ao relatório anterior do mês passado, apontando rendimentos agrícolas ligeiramente maiores.

O IBGE espera uma produção de café arábica em 38,5 milhões de sacas em 2023, 13,4% a mais que na temporada passada. E vê a produção de café robusta em 16,9 milhões de sacas, 8,1% a menos que em 2022.

A projeção do IBGE está no piso das estimativas de mercado, assim como as estimativas da outra agência governamental que faz previsões, a Conab.

Previsões privadas, assim como a do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), apontam para uma safra bem mais alta, em torno de 65 milhões de sacas.

(Reportagem de Marcelo Teixeira)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Café fecha semana com altas no arábica e baixas no robusta; clima no Brasil segue no radar do mercado
Foco na sustentabilidade: Produção de café na Bahia movimenta a econômia de diversas regiões
Café vira para alta em NY no meio do pregão, mas robusta perde força com safra brasileira no radar
Café reage nas bolsas nesta 6ª feira, com mercado atento ao clima e à safra brasileira
Café derrete em Nova York com pressão da safra brasileira e julho perde mais de 1.000 pontos
Mercado do café enfrenta disputa entre avanço da Safra brasileira e pressão nas bolsas internacionais