Cecafé participa de diálogo da Comissão Europeia sobre sustentabilidade

Publicado em 20/07/2023 17:03
Mesa redonda debateu o café e a Diretriz Europeia sobre Due Diligence de Sustentabilidade Corporativa

O Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé) participou, hoje, 20 de julho, da “III Mesa Redonda – Café e a Diretriz Europeia sobre Due Diligence de Sustentabilidade Corporativa”, realizada, de forma virtual, pela Comissão Europeia.

No evento, os representantes europeus apresentaram a proposta da Diretiva Europeia sobre Due Diligence Corporativa (CS3D), que aborda a questão da sustentabilidade e, uma vez em vigor, será fator determinante do comércio com a Europa.

A Diretiva estabelece regras sobre as obrigações das grandes empresas em relação aos direitos humanos reais e potenciais e os impactos ambientais de suas operações, incluindo suas cadeias de valor dentro e fora da Europa.

“A terceira mesa redonda aprofundou as implicações desta proposta de Diretiva na cadeia de valor do café, identificando os principais avanços e desafios nos países latino-americanos nesses aspectos, bem como mostrando enfoques inovadores de parceria para elaborar e implementar medidas de acompanhamento”, revela Marcos Matos, diretor-geral do Cecafé.

O Conselho foi o speaker brasileiro nas discussões dos avanços da sustentabilidade, com ênfase na Plataforma Brasil de Rastreabilidade, em fase de implantação pelo Cecafé, para atender às novas regras do comércio mundial em tempos de ESG.

“Realizamos uma apresentação que teve como foco os avanços da sustentabilidade nas últimas décadas e a experiência do Código Florestal e do Cadastro Ambiental Rural (CAR) na obtenção dos polígonos e dados georreferenciados”, conta.

Matos completa que, ao apresentar a Plataforma Brasileira de Rastreabilidade, foram destacados os avanços no país e os desafios da cadeia de custódia do café, englobando a diversidade de regiões e produtores, a formação de blends e até as exportações via contêineres.

“Como resultado, o Brasil mostrou estar preparado para atender às novas regras, com reconhecimento da sustentabilidade. Por essa razão, o país foi escolhido como projeto piloto, com parceria da European Union Agency for the Space Programme (EUSPA) e da European Coffee Federation (ECF), para geração de conhecimento, experiência e benchmarks a serem replicados em diversos outros países”, conclui.

Além do diretor-geral do Cecafé como speaker nacional, o Brasil também contou com a participação do Conselho Nacional do Café (CNC), membros da Representação Permanente do Brasil junto aos Organismos Internacionais em Londres, da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa), entre outros.

Fonte: Cecafé

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Café fecha sexta-feira em queda, mas arábica dezembro acumula alta semanal de 0,61%; robusta perde mais de 5% em Londres
Café segue em queda nesta sexta-feira, mas robusta reduz perdas em Londres enquanto arábica recua em Nova York
Café abre sexta-feira próximo da estabilidade em Nova York, mas robusta segue em queda em Londres
Café reduz perdas durante o pregão, mas fecha quinta-feira em queda em Nova York e Londres
Café mantém perdas superiores a 2% em Nova York e Londres nesta quinta-feira com oferta no radar
Café despenca mais de 2% em Nova York e Londres nesta quinta-feira com oferta no radar