Rabobank: Mudanças na ICE aceleram queda nos estoques e reajuste nos preços de café ainda deve acontecer

Publicado em 16/11/2023 12:52 e atualizado em 17/11/2023 17:07
Banco estima preços entre 155 e 160 cents/lbp até que o mercado saiba qual o real tamanho da safra 24 do Brasil

O produtor de café continua vivenciando um mercado nervoso, mas nos primeiros dias também viu os preços avançaram na Bolsa de Nova York (ICE Future US). As cotações chegaram a alcançar a marca de 178 cents/lbp nas últimas semanas com a preocupação climática, mas o produtor precisa participar do mercado porque a tendência ainda é de muita volatilidade. 

Segundo Guilherme Morya, analista do Rabobank - que participa do 29º Encafé, alguns pontos justificam a valorização dos últimos dias. Entre eles, o calor intenso no Brasil, as novas regras para cafés certificados na ICE que começam a valer no mês que vem e os problemas logísticos no Porto de Santos. 

Os estoques certificados na ICE estavam em 297 mil sacas até a última atualização. Em fevereiro deste ano a ICE informou as mudanças nos padrões de recebimento.  "Os participantes do mercado que negociam o contrato futuro de café "C" são informados de que um acordo foi assinado no final de dezembro de 2022 na União Europeia e estabelecerá padrões da UE para importação e exportação de commodities e produtos, inclusive café arábica, que são associados ao desmatamento e/ou degradação florestal", afirmou a ICE na época. 

Morya destacou que os estoques estão em baixa justamente para a retirada "mais rápida" dos cafés já certificados. "Estoques baixos, incerteza na oferta e o mundo vendo o Porto de Santos com problemas, tudo isso acaba dando um "plus" na volatilidade dos preços", disse. 

O analista destacou ainda que as preocupações com o clima continuam, mas que o mercado ainda aposta numa safra cheia no ano que vem. "O mercado em si não está acreditando que o Brasil pode colher menos ano que vem, a perspectiva é que o Brasil vai conseguir produzir mais de 40 milhões de sacas no ano que vem", disse. 

Com a volatilidade acentuada, o Rabobank acredita em um preço entre 155 e 160 cents/lbp. Além desses fatores, comentou sobre a demanda que cresce, mas em ritmo mais lento que nos últimos anos, com 1,7% de alta, abaixo de 2,5% dos dois últimos ciclos. 

Por: Virgínia Alves
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Após fortes oscilações, mercado cafeeiro fecha sessão desta 3ª feira (23) em lados opostos nas bolsas internacionais
Preços do café robusta sobem em Londres na manhã desta 3ª feira (23) diante demora nas vendas no Vietnã
Média de embarques e faturamento do café torrado nos 15 dias de dezembro/25 recuam no comparativo com mês inteiro do ano passado
Chuvas abaixo do esperado no BR consolidam ganhos do café arábica no fechamento desta 2ª feira (22)
Mapa alerta para café torrado com irregularidades
Mercado cafeeiro mantém volatilidade e avançava moderadamente na manhã desta 2ª feira (22)